Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Abril de 2020
Notícia
19/08/2016 | Centro Dia do Idoso comemora primeiro mês de atendimento

Inaugurado no dia 04 de junho, o Centro Dia do Idoso “Dr. Murillo Arruda” iniciou os atendimentos no dia 27 do mesmo mês e hoje já conta com 16 idosos matriculados e previsão de início de três novos usuários na próxima semana. “Hoje estamos com idosos com idade entre 70 e 90 anos e a nossa meta é alcançar 30 atendidos”, declarou Luciana Martins Parise, assistente social da unidade.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e no período são oferecidos café da manhã, almoço e café da tarde, todos elaborados por nutricionistas da rede municipal. No decorrer do dia, os idosos tem horário reservado para atividades socioculturais e físicas, como o Lian Gong, e também tempo para descanso, roda de conversas e oficinas.

O Centro Dia do Idoso é um equipamento da Assistência Social que visa atender ao idoso semidependente e apoiar as famílias impossibilitadas de prover suas necessidades. O serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos. Tem como parte dos objetivos prevenir situações de risco pessoal e social, evitar o isolamento social e a institucionalização, reduzir o número de internações médicas e o número de acidentes doméstico, entre outros.

De acordo com Luciana, logo nos primeiros dias de funcionamento do Centro Dia a demanda estava grande, mas os familiares estavam um pouco confusos quanto ao perfil dos atendidos. “Alguns achavam que podiam vir só para praticar alguma atividade e ir embora, mas esse não é nosso método de trabalho. Aqui preconizamos atividades que façam com que o idoso tenha um desenvolvimento, seja físico/motor ou de socialização. Alguns chegaram aqui com bastante dificuldade de mobilização, por exemplo, e hoje já notamos uma melhora considerável”, explicou.

No local, são desenvolvidas atividades socioeducativas, socioculturais, oficinas de artesanato, pintura, atividades físicas, dentre outras. Para isso, o serviço conta com uma equipe técnica multidisciplinar especializada para atender as demandas, com assistente social, técnicos de enfermagem, recepcionistas, agentes de serviço, auxiliares de serviços gerais, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e professor de educação física. Em parceria com grupos e ONGs, também são promovida apresentações musicais e artísticas.

Além dessas atividades, regularmente também são organizados passeios externos, como em museus, parques, cinema e outros locais de interesse histórico ou de lazer no município ou na região. Na próxima semana, dia 24, está agendado um passeio na cidade de Águas de Lindóia, com o objetivo de promover a participação do idoso na vida comunitária.

 

Aprovação

Usuária do serviço desde que foi inaugurado, Maria do Carmo Martins, 79 anos, disse que gosta muito do tempo que passa lá. Antes, ela ficava na casa da filha e quando o neto ia para a escola, ficava sem companhia. “Gosto de ficar aqui porque antes eu ficava sozinha e não tinha com quem conversar”, diz. Ela revela que gosta bastante dos trabalhos manuais que realiza e mostra, com orgulho, uma colagem que está finalizando. Além disso, ela elogia a alimentação oferecida no local e diz que, aos finais de semana, sente falta das novas amigas e das atividades que desenvolve no Centro Dia do Idoso.

 

Visita

Na terça-feira, 16, o prefeito José Natalino Paganini fez uma visita ao local e acompanhou de perto um pouco da rotina dos idosos atendidos. Ele ficou satisfeito em perceber que após um mês, a estrutura só melhora e os usuários estão cada vez mais satisfeitos. Durante o tempo que permaneceu lá, conversou com os idosos e funcionários e teceu elogios ao serviço. "Com o Centro Dia do Idoso, trouxemos para Itapira um novo patamar de atendimento às pessoas de mais idade de nossa cidade, com respeito, segurança e qualidade nos serviços prestados. Agradeço às famílias das pessoas aqui atendidas pela confiança no trabalho aqui prestado e por deixarem aos cuidados de nossa equipe entes muito queridos que precisam de acompanhamento individualizado durante todo o dia”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

350 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções