Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
17/09/2015 | Cerca de 5,5 mil refugiados chegaram à Croácia ontem

Cerca de 5,5 mil refugiados chegaram à Croácia ontem (16) provenientes da Sérvia, confirmando que o fechamento da fronteira húngara está causando o desvio da rota para a Alemanha, informou hoje (17) a televisão croata HRT.

Segundo a Cruz Vermelha Internacional, esse número supera as previsões do próprio governo croata que, na quarta-feira, estimou que iriam chegar nos próximos dias cerca de 4 mil pessoas a caminho da Eslovênia, para depois entrar na Áustria pelo Sul e seguir caminho sobretudo em direção à Alemanha.

?A Croácia pode responder a uma primeira vaga de 1,5 mil pessoas por dia", disse o ministro do Interior croata, Ranko Ostojic, que informou que, se esse número aumentar, podem ser usados dispositivos adicionais.

O ministro dos Negócios Estrangeiros croata, Vesna Pusic, advertiu que o país pode combater a chegada de alguns milhares de refugiados, mas não de dezenas de milhares.

Entretanto, entre 4 mil e 5 mil migrantes estão à espera de embarcar em trens de Tovarnik para Zagreb, capital da Croácia, depois de terem atravessado a fronteira com a Sérvia, segundo a Agência da ONU para os Refugiados (Acnur). ?Há cerca de 4 mil a 5 mil pessoas aqui?, disse Jan Kapic, a porta-voz da agência, ressaltando que chegam, "mas não conseguem transportar tantas pessoas?.

Os migrantes chegaram durante a noite à estação de trens, que está lotada. Integrantes da Cruz Vermelha fornecem refeições e mantimentos para os centenas de bebês e crianças na estação. ?Mais ajuda está a caminho, incluindo assistência médica e roupas?, disse Kapic.

A emissora sérvia RTS informou que, durante a noite, chegaram à fronteira croata 40 ônibus e 180 táxis que transportavam refugiados, que saíam dos veículos e atravessavam a pé para o território croata e que continuam a chegar. A partir da fronteira, os refugiados são levados em trens e ônibus para centros de alojamento.

O governo da Croácia manifestou-se ontem (16) disposto a estabelecer corredores que permitam a essas pessoas atravessar de forma rápida e organizada o seu território, a caminho do Norte.

O primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, criticou duramente a política da Hungria em relação aos refugiados, dizendo que "os muros que se erguem no solo não impedirão ninguém e que esses apenas enviam uma mensagem horrorosa e perigosa?.

A possibilidade dos corredores foi rejeitada pelo Ministério do Interior da Eslovénia, que lembrou que poderia violar a legislação comunitária que prevê que o Estado-Membro responsável pela análise de um pedido de asilo é aquele por onde entram os requerentes na União Europeia.

Os refugiados chegam à Croácia a partir da fronteira da Sérvia com a Macedônia, por onde chegam pessoas (na quarta-feira foram 2 mil) que antes passaram pela Grécia e Turquia, a maioria procedente de países em conflito, como a Síria, Iraque e Afeganistão.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-09/cerca-de-55-mil-refugiados-chegaram-croacia-desde-quarta-feira

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1885 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções