Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
27/05/2016 | Cidadãos com múltiplas nacionalidades terão de usar passaporte venezuelano

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) publicou hoje (27) decisão que obriga os cidadãos com várias nacionalidades a recorrer aos documentos venezuelanos para entrar e sair do país.

Quando uma pessoa for detentora de ?múltiplas nacionalidades e uma delas for da venezuelana, esta terá prevalência em tudo o que diz respeito ao regime jurídico aplicável", diz a decisão, publicada na Gazeta Oficial, equivalente ao Diário da República.

A divulgação da decisão ocorre quatro dias depois de o governo da Espanha anunciar que concedia a nacionalidade espanhola a Hernán Sifontes Tovar e Diana López Mendonza, familiares do líder da Vontade Popular, o opositor venezuelano Leopoldo López, atualmente preso em seu país.

A atribuição da nacionalidade espanhola ocorreu "devido a circunstâncias especiais, para reforçar as garantias democráticas perante a perseguição política e judicial que sofrem".

O advogado constitucionalista José Vicente Haro observa que a decisão do tribunal foi tomada depois de denúncias de que não estão sendo emitidos passaportes nem bilhetes de identidade a venezuelanos radicados no estrangeiro, um problema que leva esses cidadãos a usar documentação estrangeira.

Para alguns magistrados, a decisão do STJ pode estar "preparando terreno para permitir que pessoas com dupla nacionalidade possam ocupar altos cargos públicos, sob o argumento de que prevalece a cidadania venezuelana".

No centro da polémica está o fato de existir dúvida quanto à origem do presidente Nicolás Maduro, situação que levou o Parlamento a solicitar ao chefe de Estado que apresente uma certidão de nascimento para provar que não nasceu na vizinha Colômbia e que tem apenas a nacionalidade venezuelana.

Os juristas insistem que o Artigo 41 da Constituição da Venezuela determina que "só os venezuelanos por nascimento e sem outra nacionalidade poderão exercer o cargo de presidente" e outras funções públicas.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-05/cidadaos-com-multiplas-nacionalidades-terao-de-usar-passaporteDa Agência Lusa

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1226 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções