Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
26/04/2015 | Cinesolar inicia segunda edição com filmes sobre sustentabilidade

A segunda edição nacional do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar no Brasil, será aberta amanhã (27) com apresentação do longa-metragem O Palhaço, de Selton Mello, será em Seropédica, região metropolitana do Rio. O local escolhido para a sessão gratuita de cinema foi o Anfiteatro Gustavo Dutra, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Na terça-feira (28), será exibido em Japeri, na Baixada Fluminense, o filme O Menino no Espelho, de Guilherme Zenha.

O Cinesolar é um veículo equipado com placas que permitem converter a energia solar para elétrica, proporcionando a exibição de filmes e apresentações artísticas para o público. A partir de maio, o Cinesolar visitará municípios do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, finalizando o circuito em junho, no Pará. No segundo semestre, a intenção é ir ao interior de São Paulo, disse a idealizadora do projeto, Cynthia Alario.

O primeiro circuito, realizado em 2014, atendeu aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Santa Catarina. A ideia é expandir para outros estados brasileiros nas próximas edições, ?principalmente em comunidades que não tenham acesso ao cinema e em cidades sem energia elétrica para mostrar a possibilidade de ter energia gerada de maneira mais sustentável?, destacou Cynthia.

As obras audiovisuais exibidas envolvem sempre questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, focando também os eixos social e econômico. O projeto oferece oficinas de sustentabilidade e conscientização ambiental para crianças e jovens, mas abertas também às demais parcelas da população. Cynthia explicou que as oficinas atrelam conteúdos de reciclagem e reaproveitamento de materiais com questões artísticas, ?com arte?, reforçou. As atividades contam com apoio das prefeituras dos municípios.

Editor Beto Coura

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-04/cinesolar-inicia-segunda-edicao-nacional-com-filmes-sobre-sustentabilidade

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1011 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções