Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
27/03/2015 | CNC prevê queda do PIB de 1% em 2015

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta para 2015 queda no Produto Interno Bruto (PIB) de 1%. De acordo com a CNC, a queda deve se verificar devido baixos níveis de confiança, associados à deterioração das condições de consumo e investimentos.

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, na comparação com o ano anterior. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o ano em R$ 5,52 trilhões, segundo dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O comércio no Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 1,8% em 2014. Essa é a primeira queda desde 2009 (-2,4%), quando o Brasil ainda se ressentia dos efeitos da última grande crise financeira internacional, segundo a CNC.

De acordo com a CNC, a indústria deve cair este ano 2,4%. Os serviços, conforme a entidade, deve ter redução de 0,2%.

O volume de vendas do comércio varejista teve alta de 2,2% ? o pior resultado desde 2003, quando houve queda de 3,7%. ?Comparado ao trimestre imediatamente anterior, o PIB da atividade comercial caiu pelo terceiro trimestre consecutivo, registrando variação de -2,9% ? o pior desempenho de todos os setores discriminados pelas contas nacionais?, disse o economista da CNC, Fabio Bentes.

Dos três grandes setores econômicos, o maior destaque foi o setor de serviços, que responde por 71% do valor adicionado, registrando expansão de 0,7%. No entanto, o avanço do setor terciário foi o pior resultado da nova série histórica das contas nacionais recalculada a partir de 1996.

A agropecuária registrou crescimento mais tímido, equivalente a 0,4%, principalmente considerando-se seu desempenho em 2013, quando alcançou crescimento de 7,9%. A indústria caiu 1,2%, fato ocorrido pela primeira vez em cinco anos.
 

Editor José Romildo

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-03/cnc-preve-queda-do-pib-de-1-em-2015

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

639 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções