Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
21/03/2013 | COMUNICADO – Recolhimento de lote do Alimento Ades
1- A Divisão de Vigilância Sanitária informa que, de acordo com o Comunicado de Risco Nº 2/2013, está sendo efetuado recolhimento voluntário pela empresa Unilever Brasil Industrial Ltda sobre os lotes de iniciais AGB 25 do produto Alimento com Soja sabor maçã, marca Ades, fabricado em 25/02/2013 e válido até 22/12/2013.
 
2- A empresa esclareceu que foi identificada falha no processo de higienização das máquinas, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza. O consumo do produto nessas condições pode causar queimaduras.
 
3- A empresa afirma que o problema atingiu 96 unidades do produto e que o recolhimento está abarcando todas aquelas fabricadas no dia 25/02/13. As unidades objetos do recolhimento foram distribuídas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A unidade fabril está situada em Pouso Alegre/MG. Está sendo aguardado o resultado da inspeção pela VISA de Pouso Alegre para avaliar a necessidade de coleta de outros lotes.
 
4- Inicialmente, foi informado que dois consumidores relataram a ocorrência de queimaduras pelo consumo do produto às Vigilâncias Sanitárias de Ribeirão Preto/SP e Guarujá/SP. A empresa informou também que até o momento recebeu 10 reclamações pelo Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
 
5- Mensagens de alerta aos consumidores já estão sendo divulgadas na mídia pela empresa, segundo informado, nas rádios CBN, Transamérica e Jovem Pan, assim como em emissoras de TV Redes Globo, SBT e Band. No site da empresa foi disponibilizado o alerta: http://www.ades.com.br/imprensa/ades-comunicado-importante. A Anvisa também está divulgando em seu site, alerta sanitário aos consumidores.
 
6- A Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa já entrou em contato com representantes da empresa para obter maiores informações e foi emitida a Notificação nº 5/13 solicitando maiores esclarecimentos. A empresa teve 24 horas para se pronunciar.
 
7- Os Serviços de Vigilância Sanitária estão orientados para, caso encontrem unidades do lote no comércio, contatem a empresa para que proceda o recolhimento e adotem as medidas necessárias para se garantir a retirada das mesmas da exposição ao consumo. Estão também orientados a comunicar a Anvisa, caso tenham conhecimento de casos de eventos adversos associados ao consumo do produto.
 
8- A Anvisa segue acompanhando o caso, mantendo a Rede informada sobre seu andamento.
 
Resolução–RE Nº 1.005, de 15/03/2013, publicada no Diário Oficial da União de 18/03/2013.
 
O Diretor da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e consumo, em todo o território nacional, de todos os lotes dos produtos Alimento com Soja, marca Ades, sabores e embalagens descritos na Resolução acima, fabricados pela linha de produção TBA3G da empresa Unilever Brasil Industrial Ltda, localizada em Pouso Alegre/MG, por suspeita de não atender as exigências legais e regulamentares da Anvisa.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1599 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções