Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
30/01/2015 | Consumo de energia em 2014 registrou o menor crescimento em cinco anos
energia, iluminação pública,

Na comparação com 2013, o aumento do consumo de energia foi 2,2% Imagem de Arquivo/Agência Brasil

O consumo de energia elétrica, registrado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) no ano passado, cresceu 2,2% em relação a 2013, o menor aumento anual desde a demanda negativa de 1,1%, em 2009, no auge da crise econômica deflagrada em setembro de 2008 com a quebra do banco norte-americano de investimentos Lehman Brothers.

Os dados constam da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje (30) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).  A resenha mostra que o consumo de energia elétrica cresceu 3,4% em 2013, ficando praticamente estável em relação aos 3,5% de crescimento em 2012.

O fraco desempenho do setor energético no ano passado teve como principal responsável o setor industrial brasileiro, que ficou bem abaixo das previsões iniciais do setor. Em 2014, o consumo da indústria caiu 3,6%, comparado a 2013.

Para a EPE, embora o consumo de energia tenha apresentado taxas de crescimento positivas no primeiro trimestre, a retração da produção industrial ?agravou-se no segundo semestre, estendendo-se aos demais segmentos e refletindo no consumo de eletricidade industrial como um todo?.

O recuo da indústria foi, em parte, compensado pelo crescimento da demanda dos setores de comércio e serviço e residencial, o que acabou garantindo expansão de 2,2% na demanda global ao longo do ano passado.

Em 2014, a demanda do setor de serviço e comércio cresceu 7,3% em relação a 2013, liderando mais uma vez a expansão do consumo de energia. Em alguns períodos do ano, houve influência das altas temperaturas, especialmente no primeiro trimestre, com picos de até 16% no crescimento do consumo, em relação aos mesmos meses de 2013, informou a EPE.

Fatores de natureza estrutural também contribuíram para a expansão do consumo de energia comercial, como a expansão de shopping centers, a modernização e o crescimento do movimento em aeroportos e o aumento da rede hoteleira.

Já o consumo residencial cresceu 5,7% em relação a 2013, devido à expansão do número de consumidores residenciais e ao aumento do uso de condicionadores de ar, evidenciado na forte elevação do consumo de energia nos meses de janeiro e fevereiro, sobretudo no Sul e Sudeste do país?, diz a resenha da EPE.

Editor Stênio Ribeiro

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-01/epe-consumo-de-energia-em-2014-foi-o-menor-em-cinco-anos

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1661 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções