Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
18/04/2016 | Copaíba apoia a restauração florestal de mais 15.000 m2 em Serra Negra

 A estação de chuvas está se encerrando e o fechamento desse ciclo é comemorado com o plantio de mais 3.750 novas árvores, em duas propriedades em Serra Negra/SP.

A Associação Ambientalista Copaíba é responsável por mais essa ação. A ONG, que atua na região das bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia, apoia proprietários de terra interessados em recuperar voluntariamente as matas nativas de suas propriedades.

Esses foram os casos das propriedades Serra Serena e Estância da Serra, ambas receberam a visita da equipe técnica da instituição para a recuperação do entorno das nascentes e das margens dos córregos que passam pelas propriedades. Isso significa que Serra Negra está ganhando novas áreas de Mata Atlântica, que contribuirá para melhorar a qualidade da água, ampliar as áreas de proteção da fauna silvestre e consequentemente melhorar a qualidade ambiental do município.

Graças a iniciativa dos proprietários e administradores dessas áreas, que buscaram o apoio da Copaíba, para que essa boa ação se iniciasse.

Até hoje somam-se quase 600.000 m2 de áreas em Serra Negra que estão em processo de restauração com o apoio da Copaíba. Essa área equivale a mais de 60 campos de futebol de florestas nativas se formando.

No caso do sítio Serra Serena (sede de Retiros da Brahma Kumaris, em Serra Negra) a iniciativa de transformar aquela área num espaço exemplo de recuperação florestal nasceu há mais de 15 anos, quando os responsáveis pela propriedade receberam, no ano de 2.000, um apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP de Piracicaba, para a recuperação das margens do riacho, plantando 500 mudas no local. De lá para cá, outras ações já foram realizadas, inclusive com o apoio da Copaíba. Até hoje mais de 8.000 mudas já foram plantadas no sítio. Para Luciana Ferraz, coordenadora do Brahma Kumaris, a parceria com a ONG é considerada um sucesso, onde o compromisso existe de ambas as partes. “A Copaíba tem nos oferecido mudas de excelente qualidade e acompanhado o plantio, que é feito por nossa conta. Faz um monitoramento também das áreas reflorestadas para garantir que temos cuidado das áreas de forma apropriada”, comenta Luciana.

Toda restauração florestal realizada nas bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia contribuem diretamente para benefício de toda a população de região, pois a restauração dessas florestas hoje garantirá a água de amanhã.

Essa e outras ações executadas pela Copaíba podem ser acompanhadas pela página facebook/associacaoambientalistacopaiba ou visitando o site www.copaiba.org.br.

 

*Legenda da foto: Plantio de 2.450 mudas no sítio Estância da Serra.

 

 

 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1386 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções