Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
04/11/2014 | Copaíba oferece apoio aos proprietários para cadastramento do CAR e recuperação florestal

Até maio de 2015 todas as propriedades rurais deverão estar inscritas no CAR (Cadastro Ambiental Rural) e dar início a implantação do PRA (Programa de Regularização ambiental). Isso tudo previsto na lei florestal brasileira, nº 12.651/12.

 

O PRA é um conjunto de ações que os proprietários de terra deverão cumprir, para regularizarem suas propriedades. A preservação e recuperação da reserva legal é o principal objetivo do cadastro.

No CAR, o proprietário deverá informar através de um questionário na internet, dados sobre as dimensões da propriedade, localização, tipo de produção, o tamanho e o estado de conservação da reserva legal entre outras informações.

Em geral, os proprietários que não cadastrarem suas propriedades e não iniciarem a recuperação de suas Áreas de Preservação Permanente e reservas legais, serão impedidos de realizar empréstimos rurais junto a instituições financeiras.

Aproveitando a recomendação para a recuperação florestal das propriedades rurais prevista na lei federal, a Copaíba oferece ajuda e apoio aos proprietários que têm interesse em adequar ambientalmente suas propriedades e assim, mantê-las em dia com a legislação. Além de apoiar a recuperação das florestas, contribuindo para a conservação da água, a Copaíba apoia o cadastramento dos proprietários parceiros dos projetos de restauração florestal, como o caso do Verde Novo, patrocinado pela Petrobras.

Colabore com a missão da Copaíba, de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, faça uma visita à Copaíba e cadastre sua propriedade nos projetos de recuperação florestal e receba o apoio para a inscrição no CAR.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 3895-8382 ou pelo e-mail: [email protected].

Essas e outras atividades da Copaíba podem ser acompanhadas também pelo facebook/associacaoambientalistacopaiba ou no site http://www.copaiba.org.br.

Copaíba: A Associação Ambientalista Copaíba é uma entidade sem fins lucrativos que atua, há 15 anos, com a missão de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. São diversos programas e projetos, desenvolvidos pela instituição, voltados à recuperação de matas nativas, produção de mudas, ações de sensibilização ambiental e desenvolvimento de políticas públicas ambientais. Tais ações são realizadas na região leste do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, abrangendo 13 municípios.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1017 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções