Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
12/02/2016 | Coreia do Sul alerta Norte que congelamento de bens de empresas é ilegal

A Coreia do Sul acusou hoje (12) a Coreia do Norte de agir ?ilegalmente? ao congelar os bens das empresas sul-coreanas e dos trabalhadores expulsos do complexo industrial partilhado de Kaesong.

O ministro da Unificação de Seul, Hong Yong-Pyo, afirmou que a decisão do governo norte-coreano de expulsar as empresas sul-coreanas foi lamentável, acrescentando que o Norte tem de se responsabilizar pelas consequências.

Nessa quinta-feira (11) , a Coreia do Norte anunciou que ia fechar totalmente Kaesong e colocar o complexo sob controle militar.

Todos os sul-coreanos que trabalhavam no local, localizado na Coreia do Norte, a dez quilômetros da fronteira, foram expulsos, sendo apenas autorizados a levar consigo bens pessoais.

O governo de Kim Jong-un determinou também ?total congelamento? de todos os bens deixados para trás, incluindo matérias-primas, produtos e equipamentos.

A Coreia do Norte atribuiu as medidas à decisão de Seul, tomada no dia anterior, de suspender as operações das 124 empresas sul-coreanas em Kaesong ? uma resposta aos recentes teste nuclear e lançamento de míssil de longo alcance pelo Norte.

?A Coreia do Norte expulsou o nosso pessoal quase sem aviso, impediu-os de levar produtos terminados e congelou ilegalmente bens valiosos?, disse Hong.

O ministro condenou também a ?medida extrema e injustificada? tomada pelo Norte de cortar as duas únicas linhas de comunicação com o Sul.

?A Coreia do Norte vai ter de assumir a responsabilidade pelo que acontecer daqui para a frente?, observou.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-02/coreia-do-sul-alerta-norte-que-congelamento-de-bens-de-empresas-e

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1167 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções