Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
21/11/2014 | Coreias trocam ameaças dias antes do aniversário de bombardeio norte-coreano

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul trocaram hoje (21) ameaças dias antes do quarto aniversário, no domingo (23), do bombardeio norte-coreano na Ilha de Yeonpyeong, um dos momentos mais tensos das últimas décadas.

?Os maníacos provocadores [da Coreia do Sul] vão ser agredidos ou mortos pelo Exército Popular da Coreia. Este é o seu inevitável e miserável destino?, ameaçou o comando militar norte-coreano em comunicado difundido pela agência KCNA.

A Coreia do Norte, que considera o bombardeio ? que matou quatro sul-coreanos, em 23 de novembro de 2010 ? uma ?vitória?, censurou a Coreia do Sul por organizar uma cerimônia na ilha no domingo, para marcar a data e prestar homenagem às vítimas, dois civis e dois militares.

Por seu lado, o governo sul-coreano respondeu que as ?provocações? da Coreia do Norte ? referindo-se ao bombardeio de Yeonpyeong ? ?foram uma má decisão e só geraram autodestruição?, segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

?Não só não pediu desculpas nem puniu os responsáveis, como a Coreia do Norte ainda nos culpou pela sua provocação em Yeonpyeong?, lamentou o porta-voz.

O regime norte-coreano afirmou sempre que o ataque surpresa à ilha no Mar Amarelo, em 2010, surgiu como resposta a uma ameaça militar do Exército sul-coreano, versão que já foi negada por especialistas e pela comunidade internacional.

A apenas dois dias do aniversário do bombardeio, que quase desencadeou uma guerra entre as Coreias, as Forças Armadas sul-coreanas realizaram manobras com fogo real durante duas horas junto à fronteira, contribuindo para aumentar ainda mais o clima de tensão.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-11/coreias-trocam-ameacas-dias-antes-do-aniversario-de-bombardeio-norte

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1415 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções