Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
29/05/2015 | Corpo do apresentador Zé Zuca será velado neste sábado no Rio

O corpo do apresentador José Carlos de Souza, que ficou conhecido pelo nome artístico Zé Zuca, será velado neste sábado (30), a partir das 11h, no Cemitério São João Batista, na zona sul do Rio. Idealizador do programa Rádio Maluca, transmitido nas rádios Nacional e MEC AM, Zé Zuca tinha uma relação especial com as crianças, a quem era dirigido o seu programa.

Zé Zuca apresenta o programa Rádio Maluca, na 2 Bienal Brasil do Livro e da Leitura (Valter Campanato/Agência Brasil)

O radialista Zé Zuca apresentava o programa Rádio MalucaValter Campanato/Arquivo/Agência Brasil

 

Era com muita energia, criatividade e de maneira instigante que Zé Zuca abria o programa de auditório Rádio Maluca, transmitido ao vivo, todos os sábados, pelas rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O amigo Zé, como diz uma das vinhetas do programa, deixou órfão nesta sexta-feira (29) o único programa radiofônico de auditório dedicado ao público infantil.

A morte de José Carlos de Souza, que perdeu uma batalha para o câncer, repercutiu em diversos setores da cultura brasileira. No Rio, a Secretaria Municipal de Cultura emitiu nota lamentando a perda. "A Secretaria Municipal de Cultura lamenta a morte do apresentador Zé Zuca. Com suas transmissões, Zé Zuca encantou gerações de crianças, levando atrações de grande qualidade artística. Que seu exemplo possa inspirar o trabalho dos produtores e realizadores culturais que lidam com o publico infantil."

O cantor e compositor Mariano, parceiro de Zé Zuca, lembrou os momentos profissionais que compartilhou com o amigo, que conheceu em 1978. ?Foram várias peças que nós musicamos, fora as músicas que a gente fez. Eu trabalhei em praticamente todos os projetos dele. Nós éramos mais que amigos, éramos irmãos?.

O radialista Orlando Guilhon, que acompanhou de perto a carreira de Zé Zuca, emocionou-se ao falar do amigo e colega na Empresa Brasil de Comunicação. ?O Zé é uma dessas pessoas que tinha luz própria. Por onde passou deixou uma marca forte. Era um profissional de primeira qualidade, um gande roteirista, um grande produtor executivo, um grande apresentador. Era um apaixonado por rádio. Muito focado na produção para crianças e adolescentes?, disse.

Zé Zuca trabalhava há 34 anos com o público infantil. Entre 1985 e 1989 produziu e apresentou o programa Radioteca, na Rádio MEC, vencendo, em 1987, o Festival Internacional de Programa de Rádio de Nova York. Produziu e apresentou também o programa Verso e Reverso na Rádio MEC. Gravou sete discos, sendo dois pelo selo Rádio MEC.

Desde 2004, o programa Rádio Maluca era apresentado ao vivo, aos sábados, pelo radialista, que também fazia a direção, produção, roteiro e trilha sonora. Há cerca de um ano, o programa também era transmitido pelas rádios Nacional de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões.

A Rádio Maluca e a faixa de programas Estação Brincadeira são referências em programação infantil no rádio para crianças e suas famílias, com artistas que fazem música e histórias para crianças e que não têm espaço nas emissoras comerciais. Zé Zuca tinha 63 anos de idade.

Editor Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-05/corpo-de-apresentador-ze-zuca-sera-velado-neste-sabado-no-rio

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1070 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções