Carregando aguarde...
Itapira, 14 de Dezembro de 2019
Notícia
03/12/2014 | Cresce número de clínicas especializadas no atendimento de idosos na cidade

Esguela ( esq.) o mais antigo, e Pereira Neto, o mais novo

 

Com o envelhecimento da população tem crescido um tipo de atendimento diretamente ligado a esse tipo de serviço. Entraram em funcionamento nos últimos anos várias casas especia­lizadas no atendimento a idosos, a maioria delas lo­calizada na área central. E quase todas apresentam as dificuldades para se man­terem em funcionamento.

A Casa de Repouso Nova Itapira, um desses estabele­cimentos especializados, re­cebeu recentemente um tipo de atenção que foi objeto de mobilização de estudantes do curso de Administração do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira). Confor­me esclareceu o estudante Tiers Vernucci, do quarto semestre, a cada ano os estudantes se empenham em uma ação social, tendo como sugestão atividades dentro da sala de aula.

A sugestão deste ano veio na disciplina de Matemática Financeira. Ele explica que os colegas sugeriram um auxílio para alguma entidade que não recebesse subvenção oficial. Veio à tona o nome da Casa Nova Itapira. “Nós nos informamos a respeito das atividades desenvolvidas lá e decidimos cotizar entre nós um valor que pudesse servir de utilidade para os gestores. O trabalho con­sistiu na visita a estabele­cimentos comerciais para realização de pesquisa de preço, verificação de itens que são muito utilizados pelo público acolhido e simula­ções a respeito de gastos diários, mensais e anuais para manutenção dos ser­viços. Depois fizemos uma cotização e levamos cerca de R$1 mil para a entidade”, detalhou.

A ação foi muito bem recebida pelos administra­dores. A Casa Nova Itapira leva este nome porque nos primórdios funcionou no bairro Nova Itapira, há cerca de 20 anos, resultado de determinação de Maltali­na Macedo, a dona Marta, uma capixaba que morou muitos anos em São Paulo trabalhando exatamente no cuidado com pessoas idosas. A convite do saudoso médico Jovino Fernandes, acabou vindo trabalhar em Itapira e aqui ficou.

Ela toca a casa com aju­da do filho Cleberson de Souza e da nora Luana Aparecida. As instalações estão localizadas num ter­reno de dois mil metros quadrados adquirido às duras penas, segundo a responsável.

No dia em que a reporta­gem de A Cidade visitou o local, estavam sendo feitas reformas em várias depen­dências. “Meu sonho é um dia ter uma entrada toda coberta, com uma linda fa­chada”, disse a anfitriã. O local abriga atualmente 11 homens e nove mulheres, mas pode abrigar até 26 pessoas.

São cinco refeições diá­rias e cuidados médicos e de enfermagem. “Funcio­namos com tudo legalizado, conforme manda a Lei”, diz Cleberson.

Atualmente são quatro pessoas contrata­das e esse número tende a aumentar se a Casa de Repouso atingir lotação completa para seus 11 apar­tamentos. A maioria ajuda a custear sua permanência com a aposentadoria. “A aposentadoria normalmen­te é um salário mínimo.

Evidentemente que não dá para arcar com os custos. Então nos viramos de outras formas, principalmente sensibilizando pessoas que eventualmente podem nos dar alguma colaboração”, fala dona Marta. Ela fala com orgulho que muitas pessoas de famílias tradi­cionais da cidade ajudam na manutenção.

O mais antigo membro da ‘família’ é Antonio Esguela, de 65 anos, um paulistano que veio para Itapira junto com dona Marta. O mais novo é José Pereira Neto, 59, de Franco da Rocha, que chegou recentemente. “Estou gostando do trata­mento, muito bom”, disse ele, na manhã de quinta­-feira, quando terminava o almoço.

 

Dona Marta com o filho Cleberson, a nora Luana e os netos: há mais de 20 anos cuidando de idosos

 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

487 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções