Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
27/11/2014 | Devolução de poderes anunciada pelo Reino Unido desagrada à Escócia

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, demonstrou insatisfação com o pacote de devolução de poderes ao Parlamento escocês, anunciado hoje (27) pela Comissão Smith, uma comissão parlamentar criada para conduzir as negociações. Segundo ela, a Grã-Bretanha está falhando em cumprir as promessas feitas na ocasião do referendo pela independência, em 18 de setembro, ?mas que o veredito final será garantido pelo povo nas eleições gerais, em Maio?.

Sturgen enfatizou que o Parlamento escocês espera ter poder sobre a criação de empregos, definição do salário mínimo e sobre a contribuição previdenciária, coisas que não foram mencionadas no pacote. ?Queremos poder nas nossas mãos para criar um sistema melhor, para tirar as pessoas da pobreza e garantir o crescimento da economia. Esse é o tipo de poder parlamentar que queremos, mas infelizmente, não é o que nos será dado?, destacou.

O pacote anunciado hoje é resultado de um acordo entre partidos político britânicos e garante à Escócia, entre outras coisas, autonomia sobre a cobrança e a arrecadação do Imposto de Renda. Essa é considerada a maior transferência de poderes do Reino Unido à Escócia desde 1999, quando foi reestabelecido o Parlamento escocês. O acordo só entrará em vigor no ano que vem.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse estar satisfeito com o que foi anunciado. ?Estamos mantendo nossas promessas?, declarou. 

No dia 18 de setembro, 55% dos escoceses votaram contra a independência do país em relação ao Reino Unido. Mais de 3,6 milhões, dos 4,3 milhões de eleitores registrados compareceram às urnas, um recorde em relação a todas as eleições já ocorridas no Reino Unido desde o sufrágio universal, em 1918. Na ocasião, Cameron e os três principais partidos políticos britânicos prometeram mais autonomia ao Parlamento escocês em impostos, gastos e serviços públicos.

Editor Aécio Amado

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-11/escocia-insatisfeita-com-devolucao-de-poderes-anunciada-pelo-reino

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1293 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções