Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Outubro de 2020
Notícia
20/09/2012 | Diário de las alturas

Depois de tantas idas e vindas das montanhas para La Paz, no meio da terceira semana aqui na Bolívia, retornei a Huayna Potosi para desta vez praticar um pouco das técnicas verticais no gelo. Nestes dias nada de muito sacrifício... rs... nada de começar a escalar às 2h00 da matina, caminhar durante horas... somente caminhadas leves de aproximadamente 1:30h até o Glaciar Viejo e lá um pouco de treino com meu parceiro de cordada aqui na Bolívia, Nolberto.

Diga-se de passagem, que pessoa maravilhosa e que estupendo escalador. Nestes 5 anos de montanhas bolivianas aprendi muito com essa figura. Uma lição de vida: começou trabalhando nas montanhas como um simples "porteador", que são as pessoas que carregam a infra entre acampamentos, onde as mulas já não tem acesso. Virou cozinheiro e decidiu iniciar sua carreira como guia de montanha. Passou alguns anos como aspirante e hoje tem um título conquistado por poucos, mas almejado por muitos... o título de guia internacional da UIAGM (Associação Internacional de Guias).

Tem sido uma honra escalar com ele, pois é respeitadíssimo no meio. Às vezes me assusta a confiança que tem em mim quando estamos escalando. Um fato interessante sobre isso é que em todos estes anos de escalada, nunca utilizou se quer uma proteção nas montanhas que fizemos.

Deixando as montanhas um pouco de lado, os dois últimos dias no Glaciar Viejo foram muito divertidos, várias escaladas em vias técnicas, com direito a muita conversa sobre procedimentos.

Este ano estou muito feliz por vários motivos. Um deles é o fato de ter trazido três grandes amigos para conhecer e desfrutar deste lado da escalada que é uma incógnita para muitos. Entre cumes e "fracassos", sem dúvida, esta foi minha temporada de escalada mais produtiva... e estar inteiro após todas estas montanhas é gratificante. Devo isso a praticamente 10 meses de treinamento. Diria já estar pronto para a próxima, mas agora é hora de voltar ao trabalho com as baterias carregadas e correr atrás de um patrocínio. Descansarei alguns dias e logo quero voltar aos treinos... além de escalar bastante rocha.

Últimos dias aqui em La Paz, hora de aproveitar para engordar um pouco... rs... e dar uma escaladinha em rocha pra relaxar.

Quero aproveitar para agradecer ao Jornal Cidade de Itapira por ceder este espaço e a você por abraçar a idéia de relatar esta expedição.

Gostaria de agradecer também 2 pessoas em especial, pois sem eles esta expedição não seria tão divertida... Thiago Martinez, meu preparador físico e, Aline Dota, minha ortopedista.

Aqui fica o convite para as pessoas que tenham interesse em conhecer mais sobre este esporte, ou também sobre as montanhas da Bolívia.

Deixo um abraço a todos que acompanharam aí do Brasil nossas escaladas aqui nestas montanhas maravilhosas.
Que venham as próximas!

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1121 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções