Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
29/08/2014 | Dilma: queda do PIB é momentânea e segundo semestre terá recuperação

banner_eleições

 

Após a divulgação do resultado negativo do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, a candidata à reeleição pelo PT, presidenta Dilma Rousseff, disse que a queda é momentânea e que o país vai voltar a crescer no segundo semestre. Para a candidata, as condições internacionais e os feriados durante a Copa do Mundo contribuíram para o resultado. Na avaliação de Dilma, no segundo semestre, haverá uma ?grande recuperação?.

?Um dos motivos que explica é o número de feriados que tivemos. Por conta da Copa, tivemos a maior quantidade de feriados em toda a história do Brasil dos últimos anos?, disse Dilma, após visitar laboratórios do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Salvador. Segundo a candidata, os únicos países que se saíram bem no segundo trimestre foram a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

?Nos demais países, você tem uma redução drástica no crescimento, inclusive aqui na América Latina. Uma das explicações foi a queda no preço das commodities?, disse, citando que o Peru, o Chile e a Colômbia também tiveram ?grande redução no seu crescimento?.

Dilma destacou a educação e a infraestrutura como condições para a retomada do crescimento. ?Temos de apostar na ampliação da capacidade produtiva do povo brasileiro. A segunda condição são grandes investimentos em infraestrutura, que preparam o Brasil para um novo ciclo, mais moderno e inclusivo [?]. Acredito que teremos um Brasil muito mais competitivo?, disse, acrescentando que o país precisa ter menos burocracia e reduzir os impostos.       

Dilma também voltou a defender uma reforma política com a participação popular e que ?preserve a ética, garanta transparência e melhor gestão dos recursos públicos?. ?O Brasil precisa sem dúvida de uma reforma política uma vez que a situação que enfrentamos é extremamente defasada, o Brasil moderno e uma estrutura política ainda de 20 anos atrás. Temos que atualizar nossa representação política?.

Na opinião da candidata, a exploração do petróleo do pré-sal transforma os recursos finitos em uma riqueza perene, que é a educação. Após a entrevista, Dilma Rousseff visitou a sede do Olodum, no Pelourinho, onde discursou contra o racismo e a violência.

Editor Carolina Pimentel

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/dilma-queda-do-pib-e-momentanea-e-segundo-semestre-tera-recuperacao

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

929 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções