Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Novembro de 2021
Notícia
20/02/2015 | Dirceu e Palocci serão convocados para depor na nova CPI da Petrobras, diz Sampaio

 

 

Deputado federal e líder do PSDB na Câmara detalha estratégia da oposição na comissão, que será instalada na próxima quinta-feira

 


O deputado federal e líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), disse nesta sexta-feira (20/2) que irá propor aos demais líderes da oposição uma série de requerimentos de quebra de sigilos, convocações e compartilhamento de documentos a serem protocolados na CPI da Petrobras, que será instalada na próxima quinta-feira. Entre os pedidos de convocação estão os dos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci.


Também será proposta a criação de três sub-relatorias com o objetivo de dar maior agilidade aos trabalhos da CPI: de Sistematização, para organizar todo o acervo probatório da comissão; Operacional, para conduzir a investigação propriamente dita e do Núcleo Político, para investigar a atuação de agentes políticos na organização criminosa que se instalou na Petrobras.


Sampaio lembrou que as CPIs que funcionaram para valer no Congresso, como a dos Correios, que investigou o mensalão, e a dos Sanguessugas, que apurou a existência da chamada “máfia das ambulâncias”, também se valeram de sub-relatorias e, ao final, tiveram resultado positivo – o atual líder tucano foi sub-relator nas duas comissões parlamentares de inquérito. Também foi membro titular da CPI Mista da Petrobras do ano passado e apresentou relatório paralelo com pedido de indiciamento de 61 pessoas.


Segundo Sampaio, os requerimentos serão submetidos à análise dos demais partidos de oposição para que sejam apresentados em conjunto. De acordo com o líder tucano, essas são as primeiras contribuições do PSDB para o início dos trabalhos da CPI, que terá o objetivo de mostrar à sociedade como a organização criminosa atuou na Petrobras e o destino dos recursos desviados.


“As investigações que estão em curso mostram que a maior estatal brasileira foi alvo de um esquema criminoso, que desviou bilhões e que atuava de forma organizada e sofisticada. O que a sociedade espera saber é onde os recursos foram parar e quem se beneficiou dessa roubalheira sem precedentes na história”, afirmou.


Além de Dirceu e Palocci, outros pedidos de convocação também deverão ser apresentados, como os do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e do ex-gerente de Engenharia Pedro Barusco, entre outros.


“Dirceu e Palocci serão chamados, pois as delações premiadas dão conta de que ambos se valeram desse esquema de corrupção para obter recursos ilícitos para o PT. Vamos investigar a fundo todo esse aparato criminoso montado pelo governo do PT e que está destruindo a Petrobras”, disse Sampaio.


Comissão

A nova CPI terá 26 membros titulares e igual número de suplentes. Onze integrantes serão indicados pelo bloco pelo formado por PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB. O bloco do PT terá direito a oito vagas, e o do PSDB, a seis. PDT e PSOL terão uma vaga cada um.


O requerimento de criação da CPI foi protocolado pela oposição com 182 assinaturas (o número mínimo é 171). Segundo o documento, a comissão vai investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil; à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos; ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e às irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

 

(Com informações do PSDB na Câmara e da Agência Câmara)

Fonte: Carlos Sampaio

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

717 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2021 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções