Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
10/11/2014 | Dólar mais caro influencia pouco nos planos de viagem ao exterior

  

A escalada, que já vinha mantendo viés de alta mesmo antes do segundo turno das eleições presidenciais no final de outubro, está desafiando as agências que vendem pacotes turísticos a manterem a atratividade das viagens internacionais. A con­tar dia 01 de outubro, quando estava cotado a R$ 2,46 para venda para os R$ 2,66 registrados na última quarta-feira, 05, o pulo foi de exatos 7,5%.

Um dos setores que mais sente a oscilação da moeda americana é o do turismo. Com a chegada de final de ano muitas pessoas progra­ma viagem ao exterior. As agências de turismo que atuam na cidade estão confiantes apesar da reação negativa das pessoas. O consultor de turismo José Rober­to Prado, da Via Prado Turismo, afirma que a primeira reação a uma alta acelerada do dólar é fazer com que eventuais clientes reflitam melhor sobre a escolha a ser feita. “Eu acredito mais naquilo que é chamado de efeito psicológico do noticiário. As pessoas ficam mais precavidas e , eventualmente, po­dem desistir da viagem. Mas aquela pessoa que está determinada, não vai desistir por causa de 10 ou 15% a mais”, raciocina.

Ele lembra que a os­cilação do dólar é muito atrelada a fatos de na­tureza política. “Num primeiro momento foi a eleição da Dilma, passa­da a eleição vem a falta de confiança do mercado na política econômica e mais recentemente a fragilidade da bancada de apoio ao presiden­te dos Estados Unidos Barack Obama também influenciou a alta”, des­creveu. Prado lembra ainda que a escalada do dólar eleva o preço de todos os serviços corre­latos, como passagem aérea, hospedagem e serviços.

Questionado se pau­tados no noticiário os turistas que pretendiam ir ao exterior não aca­barão dando preferência aos destinos nacionais, Prado entende que não se trata de ciência exata. Segundo ele, os destinos no país hoje em dia estão tão caros, sobretudo em época de alta temporada, que mesmo com o dó­lar mais caro, destinos no exterior ficam mais atraentes. “Aqueles que vão de fato viajar para a Europa, Estados Unidos ou outros destinos menos badalados, já se plane­jaram a algum tempo.Os que decidirem viajar de última hora, o farão sabendo que irão pagar mais caro”, alertou.

Concorrência

Uma outra agência da cidade também ra­ciocina de forma seme­lhante. Ela disse que os que se podem dar ao luxo de fazer uma viagem ao exterior não se sentirão desmotiva­dos por causa de um aumento que eleve em até 20% o custo final de seu pacote. “Quem tiver tudo contadinho, talvez. A gente nota por exemplo casos de pessoas emergentes que fazem planos de viagem nacionais que ficam divididos em fazer ou não uma primeira viagem quando acon­tece da promoção que namoravam aumentar de custo. Com quem está habituado a viajar ao exterior esse com­portamento é mais raro, porque este público se habitua à flutuação do dólar. Aquilo que ontem parecia caro, hoje é vis­to com naturalidade”, explica. De acordo com ela, a rede de franquia que representa lança mão de uma política agressiva de cotar o dólar abaixo do valor de momento para de­terminados pacotes, visando justamente se diferenciar da concor­rência. “Esta estraté­gia tem garantido uma normalidade na venda de nossos pacotes in­ternacionais”, garantiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1467 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções