Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
26/03/2014 | Dropes nº 322

Bandeira indevida Dos e-mails, mensagens e comentários encaminhados ao PCI sobre o capitão Bellini, dois se destacaram. Um que veio de uma pessoa com forte ligação familiar e, por isso, pediu anonimato, condenou de forma veemente o uso, como bandeira de oposição, a imagem do capitão Bellini. “Tem gente que nunca bateu uma palma sequer para o capitão, falando um monte de besteira”, escreveu.

Momento oportuno A missivista esclareceu que os familiares mais próximos ao ex-jogador não se sentiram em nenhum momento desconsiderados com a retirada da placa que ficava na entrada da cidade pela atual administração, pois foram informados das razões da retirada e o que seria feito para reverenciar o grande capitão, num momento mais oportuno.

Homenagem definitiva Disse, ainda, que era do conhecimento de todos, dada a situação médica por qual passava o ex-jogador, que a definitiva homenagem só aconteceria quando os familiares autorizassem.

Não esquece Para finalizar, o e-mail diz que a família reconhece a participação especialíssima de Caetano Munhoz na carreira de Hideraldo Luiz Bellini e reconhece, também, o quanto o filho dele, Totonho Munhoz, foi decisivo num dos momentos mais delicados da vida do grande capitão.

PS explicativo: Depois da assinatura, a missivista fez questão de anotar a certeza de que as cobranças sobre a retirada da placa não partiram do ex-prefeito e sobrinho, Toninho Bellini, mas de pessoas que fazem qualquer coisa por conta dos seus interesses pessoais e políticos.

Por que não fez? Já o outro e-mail - assinado por Mario Machado - acha que as pessoas que estão criticando a retirada da placa deveriam ter feito muito mais pelo grande capitão Bellini nos oito anos que estiveram no governo, no tempo em que ele ainda gozava de saúde e lhe permitiria usufruir das merecidas homenagens. E completa: “nem cuidar direito do Centro de Lazer eles cuidaram. Falar o quê?”

Assinatura de convênios Na segunda-feira, Paganini esteve em São Paulo assinando seis convênios com o governo do Estado: recapeamento de ruas, reforma do velório, recebimento de verbas do Fehidro para aplicação em obras do Saae e construção de creches-escola no Cubatão, em Barão Ataliba Nogueira e no Parque Felicidade II.

O rei da cancha Ainda na segunda-feira, à noite, o prefeito Paganini prestigiou a rodada de abertura da Copa Itapira de Bocha que reúne 14 equipes e homenageia Pedro Firmino dos Santos. Para provar que não estava lá só de passagem, o Mestre mostrou que como todo bom descendente de italiano e “parmerense nato” é um bochófilo dos bons e fez a maior pose para o arremesso. Todo mundo fez que acreditou e até aplaudiu, piedosamente, uma jogada.

Feira do Livro Nesta terça-feira, Paganini recebeu os organizadores e deu total apoio à Feira do Livro 2014, que funcionará também de maneira beneficente. Os visitantes que levarem um livro de literatura e um produto de higiene em troca receberão um cupom para trocar por outro livro e quem levar apenas os produtos de higiene receberá um cupom específico para trocar por livros não literários.

Nos Medievais A feira acontecerá na sede do Moto Clube dos Medievais, na Avenida dos Italianos, em data ainda não agendada. Lar São Vicente de Paulo e Casa de Repouso Nova Itapira serão as entidades beneficiadas.

Desenvolvimento Social  Na sexta-feira, Itapira receberá o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, onde cerca de 60 prefeitos terão a oportunidade de despachar diretamente com o secretário e de assinar convênios importantes para as suas cidades.

Alckmin na região Está prevista, também para sexta-feira, a visita do governador Geraldo Alckmin a Mogi-Guaçu para a entrega do Poupa Tempo que facilitará a vida de toda região. O governador aproveitará a oportunidade para inaugurar a duplicação da Rodovia Dr. José Lanzi que dá acesso à cidade de Estiva Gerbi. Duas conquistas batalhadas pelo deputado Barros Munhoz.

Inaugurações Acontece neste sábado, 29, às 10h, a inauguração da Rua Alcides Zago, o prolongamento da Rua Sete de Setembro até a Avenida dos Italianos. E na lista das inaugurações dos próximos dias, a entrega do Centro Comunitário "Júlia Ruiz Ruette", no Loteamento "Hélio Nicolai".

Internação No sábado, depois dos funerais do capitão Bellini, o presidente da câmara sentiu umas dores no peito e acabou internado na Santa Casa, constatado que o problema era na coluna, depois de medicado, foi liberado.

E o que era doce... Como nesta terça-feira, Carlinhos precisou voltar ao hospital para alguns procedimentos médicos, foi criada a expectativa de que o presidente da sessão poderia ser outra pessoa e o burburinho começou a crescer.

... se acabou! Para o desencanto de alguns, no horário costumeiro lá estava o presidente cabeludo para fazer as honras da casa. Eram visíveis alguns desapontamentos.

Suspenso O presidente Carlinhos abriu a sessão e em homenagem ao grande capitão Bellini suspendeu o pequeno expediente. Um habitual frequentador das sessões virou para o vizinho e disse: “você não acha que esse tipo de homenagem não ficaria mais bonita se cada vereador falasse um pouco sobre o homenageado?”

Santo silêncio O outro respondeu: “nem pensar, tem certas coisas que o silencio é muito mais oportuno do que as palavras. Poderia haver disputas de egos, falas desconexas e até bobagens, transformando as homenagens em ofensa. Vamos deixar desse jeito, mesmo.”

Será? Depois de um pedido de licença de Cesar da Farmácia, por motivos particulares, sem remuneração, assumiu o posto, pela segunda vez nesta legislatura, Mino Nicolai. Uma substituição, que segundo comentários graduados, poderá se tornar frequente e até definitiva, para que Cesar possa se dedicar de corpo e alma à presidência do PT.

Próxima Com o pedido de vista do líder Mauricio, a apreciação das contas de 2011 ficou para a próxima sessão. A polêmica acabou ficando com o requerimento que pedia o retardamento da aplicação da lei que alterou a CIP, a Contribuição Iluminação Pública.

Cada uma O Dr. Rafael usou um raciocínio simplista para tentar convencer os demais vereadores. Para o doutor, como a obrigatoriedade do município em assumir a manutenção dos braços dos postes foi postergada, a CIP deveria seguir o mesmo caminho, caso contrário acabará tirando, antes do tempo, a função que ainda cabe à CPFL, defendendo que essa postura é do interesse da população.

Bobagem O Dr. Maurício tentou ser delicado quando disse que o vereador ao defender os interesses da população deve, pelo menos, se inteirar muito bem do assunto. Ele não disse, mas deu a entender: “se inteirar para não falar bobagem.”

Má fé, ignorância ou oportunismo? O Dr. Rafael – e Mino Nicolai entrou na mesma fila – deu a entender que os vereadores poderiam evitar que o município cobrasse a referida taxa e deixasse a CPFL executando os serviços, como se o valor recolhido não precisasse ser repassado para a concessionária.

Não era assunto, mas... Mino Nicolai não perdeu a oportunidade e disse que o atual contrato de terceirização da coleta do lixo está custando R$ 100 mil a mais do que custava no tempo do irmão dele. Ele só não esclareceu, segundo os governistas, se os serviços prestados por cada administração é o mesmo.

Justiça social????? A melhor nota da noite ficou com o Dr. Rafael que deu a entender que a anistia para os 13 mil consumidores não é bom negócio, pois recai sobre o grupo mais aquinhoado da cidade que está cansado de tantas taxas. Ficou a dúvida, o vereador é defensor ou não da justiça social?

Calma, líder Diante da pressa do líder governista em pedir vista dos projetos, o vereador Mino Nicolai repudiou a permissividade do presidente Carlinhos ao permitir a fala dos vereadores antes do término integral da leitura das proposituras.

Essas mulheres... Nesta quarta-feira acontece a cerimônia em homenagem às mulheres itapirenses com a medalha Carmem Ruette de Oliveira. Na quinta, será a reunião explicativa dos representantes das escolas de Itapira que participarão do Parlamento Jovem.

Coincidência? A câmara recebeu nesta terça-feira a decisão judicial que invalidou a decisão dos vereadores que rejeitaram as contas do governo Toninho Bellini relativas ao ano de 2010. Como se trata de uma decisão em primeira instância, dentro do prazo recursal a mesa recorrerá ao Tribunal de Justiça. Quer dizer, a pendenga continua.

Estado de direito Aliás, eis um assunto tem gerado, também, muitas pérolas entre aqueles se dizem entendidos do assunto. A decisão em aprovar ou rejeitar as contas de um prefeito, por ser da alçada política, cabe aos vereadores e não ao TCE, este responsável pela análise e pela emissão do parecer orientador. Os vereadores não podem inventar moda e muito menos achar pelo em ovo, mas tem a prerrogativa do julgamento e são livres na interpretação. A justiça - como nós vivemos em um estado democrático de direito - pode ser acionada até a decisão final. O resto é conversa mole! 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

658 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções