Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
28/04/2014 | Dropes nº 330

Faltou informação Um cidadão questionou as informações postadas no último Dropes que dizia que pouca gente estava dando conta de que vários investimentos estão deslanchando no município. Como a nota frisou, pouca gente estava sabendo, mesmo.

Ficou sabendo Assim, como tinha pouca gente sabendo que Itapira tem apresentado saldos positivos na geração de empregos, que as áreas reservadas para três empresas estão quase prontas para a construção dos prédios, que o distrito industrial concluiu a infraestrutura e que tem hotel da cidade construindo novos apartamentos.

Aposta no que se sabe Aliás, o aumento na oferta de apartamentos desse empreendimento hoteleiro mostra que a cidade atualmente não está oferecendo acomodação suficiente para atender a demanda que a área comercial e executiva vem exigindo.

Fuga de divisas Mas o cidadão questionador tem razão em um ponto. Tem muitos itapirenses se dirigindo para as cidades vizinhas como o Shopping Buriti, restaurantes e em busca de profissionais da saúde. Será que essas pessoas usam esse artifício como desculpa para um passeio ou porque os empresários e prestadores de serviço de Itapira estão deixando a desejar?

Quem trabalha direito, não dá conta Na área da alimentação, por exemplo, algumas lanchonetes chegam a demorar uma hora e meia para atender o pedido de uma mesa. Alguns restaurantes apresentam filas quilométricas e tiram o telefone do gancho diante da incapacidade operacional em atender aos pedidos em potencial, isso quando não fecham as portas por volta das 23h, com gente querendo entrar.

Falta espaço e profissionais Na área comercial, existem algumas lojas que fazem os clientes perderem mais de meia hora nas filas dos caixas ou esperarem pelos vendedores para serem atendidos. Mesmo considerando que a facilidade da Internet tem levado muita gente a preferir o meio eletrônico, a cidade carece de investimentos nessa área. Ou não?

Quer outra situação? Uma pesquisa realizada pela ACEI mostra que a população pede para que os horários sejam ampliados, mas para evitar remanejamentos ou contratações ou ampliação de turnos ninguém quer dar uma solução. E quem quer ampliar o horário, é impedido. É claro que essa situação, mais dia, menos dia sofrerá alteração. Mas até quando? Quando o povo estiver habituado a pegar estrada? Se já não estiver!

Enquanto isso... Para uma cidade que passou oito anos sem ampliar o número de empresas e para o período ruim por que passa a economia brasileira até que o município reagiu muito bem nos três primeiros meses do ano e apresentou um crescimento de vagas consistente na ordem 3,22%. Um número expressivo quando comparado ao PIB 2014, por exemplo, que na previsão mais otimista aponta para 2%.

Fez muito bonito Mas foi em março que a reação itapirense foi significativa e apresentou um saldo de 607 novas vagas, descontadas as demissões, sendo que na microrregião (Itapira, Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi e Santo Antonio de Posse) foi de 677. Sem Itapira, o saldo na região considerada cairia para 70. Esse desempenho colocou o município em 6º lugar no estado. O saldo dos três primeiros meses, enquanto Itapira apresentou 1.058 admissões acima das demissões, nas demais seis cidades da microrregião foi de 788.

Quatro setores Os quatro setores que apresentaram os maiores saldos nesses três meses são: Agropecuária, 495; Indústria, 293; Construção, 126; e serviços, 107. O comércio apresentou um saldo positivo de 49 novas vagas, enquanto que na microrregião o saldo foi negativo, -166.

Que continue assim Os altos e baixos do CAGED seguem a dinâmica dos setores atuantes no município, podendo apresentar variações de um mês para outro e são reféns do ritmo da economia estadual e nacional. Os números, entretanto, mostram uma Itapira com folego para crescer. Depende dos empresários e das ações do atual governo.

Retomada É por isso que o prefeito Paganini não pode nem pensar em adotar a mesma postura da administração anterior que passou pelo melhor momento econômico do Brasil, mas não conseguiu trazer (ou nem foi buscar) novos investimentos para a cidade e nem procurou quem pudesse dar uma mãozinha. É evidente que esse retardo está nos custando alto e vai ser mais difícil a retomada.

Não pode dormir no ponto Paganini está programando um café da manhã com empresários para os próximos dias quando apresentará a finalização da infraestrutura do Distrito Industrial de Barão Ataliba Nogueira, pronto para os empreendedores. Paganini tem mantido intensos contatos com as agências InvestSP e DesenvolveSP.

Preparando mão de obra Um detalhe que não pode ser desconsiderado é a base de qualificação de mão obra que este governo vem investindo no CVT, na ampliação de cursos da ETEC e a instalação, já neste ano, da FATEC.

Destaque nos projetos Dos 500 projetos, do estado inteiro analisados pela CAAP, 300 foram aprovados. Seis são de Itapira. Três do município, dois do judô e um do Sepin. Dos cerca de 300 municípios paulistas beneficiados, apenas os projetos de 30 prefeituras foram considerados. Itapira, além de estar entre esses 30, foi o único que emplacou três projetos. Sinal que a moçada da SEL está trabalhando direitinho e a forcinha em São Paulo surtiu efeito, mais uma vez.

De novo, prefeito? Quando Paganini se aproximou da mesa para assinar mais um projeto aprovado pela CAAP, um dos coordenadores do evento exclamou: “de novo, prefeito?” O espanto do coordenador era que a maioria dos demais prefeitos estava assinando apenas um projeto aprovado. Antes que o Paganini respondesse, o funcionário emendou: “Itapira? Tá explicado. Vocês tem o deputado Barros Munhoz!” O Mestre continuou assinando, com um indisfarçável sorriso de satisfação. 

Lar São José O deputado estadual Barros Munhoz destinou, via emenda parlamentar, recursos para o Lar São José e destinou R$ 50 mil para a troca do telhado que atualmente encontra-se em péssimo estado.

Erro básico 1 Um acontecimento da semana passada mostrou com clareza a relação do Dr. Rafael com os demais vereadores. Ele tinha proposto uma indicação para que o prefeito Paganini melhorasse as condições dos banheiros da Praça Bernardino de Campos e da Rodoviária. A indicação foi aprovada por unanimidade, mas ele nem prestou atenção na votação. Pelo visto ele gosta quando não é aprovado.

Erro básico 2 Tanto é que o vereador doutor acabou postando no Facebook que os vereadores situacionistas tinham rejeitado aquela indicação. Quando o vereador Juliano deu o toque: “doutor a sua indicação foi aprovada por unanimidade.” Descrente, foi verificar, constatou o erro, retirou a postagem inverídica, colocou outra informando a aprovação, mas nem pediu desculpas. Espera-se que o vereador as faça diretamente aos vereadores, na próxima sessão.

Quem não tem cão... Mas esse não foi o único deslize do vereador ortopedista. Já tramitavam pela administração os procedimentos de contratação da empresa que realizaria as melhorias, não só dos banheiros da praça e da rodoviária, mas do Parque Juca Mulato. Tem gente achando que o vereador fez isso para tirar proveito daquilo que estava prestes a acontecer e poder dizer: só fizeram por que eu pressionei...

Até agora, nada! O Roberto Siqueira teria comentado em São Paulo, recentemente, que o PSL, partido que ele preside no estado, nunca foi tão citado pela mídia como tem acontecido em Itapira.

Teria comentado, também, que se arrependeu em entrar na conversa de algumas pessoas da cidade. Prometeram a filiação de pelo menos 50 novos integrantes, incluindo Toninho Bellini, e a indicação de nove nomes para a comissão provisória. Até agora, nem uma coisa, nem outra. Corre o risco do PSL sumir no município.

PTB de mudança Em tempos que os partidos pouco aparecem na política itapirense, PTB e PT também começaram a dar sinais de vida. O PTB estaria se preparando para ter mudanças na comissão provisória. O motivo seria a base para os candidatos Campos Machado e Arnaldo Faria de Sá, a deputado estadual e federal, respectivamente.

E o PT? O PT que deveria ter anunciado a nova composição local que tiraria o controle partidário das mãos da ex-vereadora Sonia Santos parece que não está confiando nos destinos que os petistas ligados ao ex-prefeito Toninho Bellini querem dar à agremiação, segundo um petista do grupo que gostaria de ver o partido retomar o caminho com as próprias pernas.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1196 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções