Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Abril de 2024
Notícia
21/05/2014 | Dropes nº 336

Criticar é fácil... Ao usar a tribuna da sessão da Câmara desta terça-feira o vereador Rafael voltou à carga para desqualificar o serviço municipal de saúde. Dr. Mauricio, em resposta, apresentou os números acumulados de janeiro a abril deste ano que mostram que o cenário que os oposicionistas estão tentando pintar é bem diferente do que ocorreu no governo anterior.

Números positivos O líder do prefeito disse, por exemplo, que foram realizadas mais de 77 mil consultas, como se Itapira inteira e parte das cidades vizinhas tivessem passado por uma consulta pelo menos uma vez neste ano. No balanço, foram contabilizados ainda mais de 87 mil exames e 1.255 internações.

Seis por dia E completou: “todas as tomografias de urgência foram realizadas de imediato. Só no mês de abril 175, não urgentes, seguiram os agendamentos sem qualquer prejuízo à população.”

Trocando gestos e olhares Bastou um sinal vindo da plateia, segundo um assíduo assistente das sessões, para que o Dr. Rafael passasse a usar um tom mais agressivo na tentativa de desestabilizar o líder do governo, Mauricio de Lima.

Assessor parlamentar Esse assistente disse que o sinal teria partido do ex-vereador Manoel Marques, na condição de assessor do Dr. Rafael, que a todo o momento trocavam olhares e sinais e, quando possível, conversa ao pé do ouvido.

Coisa armada? Quando o clima caminhava para o serenamento, Diego Melo presidente do PTN, partido que integrou a coligação que apoiou Manoel Marques em 2012 e somou 372 votos, partiu agressivamente contra o vereador Dr. Mauricio.

Chama a Guarda... Em várias oportunidades, Diego Melo tem usado expedientes de agressividade contra os governistas, mas por conta da paciência do presidente Carlinhos Sartori, as coisas se arranjavam sem a necessidade de intervenção policial. Nesta terça, diante dos excessos, Sartori acabou pedindo a presença da Guarda Municipal.

Ameaça de morte Durante os insultos, Diego de Melo, além de atrapalhar os trabalhos do legislativo apresentando comportamento extremamente agressivo, chegou fazer ameaça de morte contra o Dr. Mauricio, que ao final da sessão, registrou a devida ocorrência no plantão policial, com testemunhas.

Perigoso Não se sabe se a ação do presidente do PTN foi orquestrada no intuito de intimidar os vereadores ou foi motivada pelo clima criado pelo Dr. Rafael na desqualificação do Hospital Municipal. De qualquer maneira, toda ação negativa sistemática contra o sistema de saúde sempre ganha contornos potencialmente perigosos.

Culpados É possível, caso continuem com a mesma estratégia poderão ser desencadeadas situações semelhantes e cada vez mais agressivas por pessoas inconformadas com a perda de um ente querido ou que ainda busque por explicações ou culpados.

Não se brinca É preciso que sejam diferenciadas as ações reivindicatórias que partem de uma oposição razoavelmente responsável das ações meramente provocadoras, pois nesse caso podem fazer com que alguns indivíduos atribuam todas as culpas do mundo, além dos governantes, aos profissionais que participaram diretamente dos procedimentos. Com sentimentos marcantes e profundos não se brinca e nem devem ser usados indevidamente.

Esquecidos O vereador Juliano Agua Suco também ocupou a tribuna para protestar contra o banheiro para deficientes montado na Festa de São Benedito. Segundo o vereador, a situação era caótica e totalmente no escuro. Disse que reclamou com o prefeito Paganini que prometeu providências, junto aos prestadores do serviço, para os próximos eventos.

Canto da sereia Pelo comportamento desta terça, o vereador Marquinhos parece ter acertado o ponteiro com os colegas de bancada. O vereador acompanhou todos os votos governistas e provocou um ar de surpresa nos dois vereadores oposicionistas. Um amigo do vereador garante que ele conseguiu se livrar do som do canto da sereia.

Jogar contra Segundo esse mesmo amigo, o vereador Marquinhos sempre que votava em desacordo com o grupo governista recebia graciosos parabéns e incentivo para que continuasse naquela linha, mas que teria percebido que o interesse daquelas pessoas era jogá-lo contra os companheiros da base. Teve um vereador que ficou muito contente com a possível retomada do companheiro.

Uns vinte O novo comando do PSL de Itapira organizou no último sábado, na Câmara Municipal, um evento para lançar a formação de um diretório e a candidatura a deputado estadual de André Siqueira em dobradinha com o candidato a deputado federal Marcelo Ortiz. Esperavam casa cheia, pelo menos 100 pessoas. Não chegou a vinte e cinco.

Constrangimento Era indisfarçável o clima de constrangimento entre o presidente regional do PSL, Roberto Siqueira e de Marcelo Ortiz que levou Toninho Bellini a tentar justificar a baixa adesão dizendo que o evento estava ocorrendo numa manhã de sábado e que o partido estava dando os primeiros passos na cidade.

Mais de cinquenta... Um participante, não filiado ao PSL, comentou que teve um momento em que Roberto Siqueira, profundamente irritado, teria comentado com Ortiz: “Em outubro do ano passado, sem ex-prefeito, tivemos aqui mais de cinquenta pessoas. No mínimo era para repetir, não era?”

Apoio de Toninho Outra informação que veio desse encontro deu conta que Toninho Bellini será o cabo eleitoral da dobradinha André/Ortiz. Um ex-novotempista comentou: “quantos votos Marcelo Ortiz está esperando de Itapira? Se para o irmão, num momento melhor, foram 4 mil, imagine para um desconhecido como Ortiz”.  E continuou: “o pior é que Marcelo Ortiz já levou um chapéu em Itapira, do mesmo grupo. Acho que não aprendeu!”

Termômetro Um político ligado ao ex-prefeito está dizendo que Toninho Bellini pretende com essa eleição para deputado medir forças com Barros Munhoz. Dependendo do resultado, manterá o desejo de sair candidato a prefeito.

Porém, caso TB não consiga dar a André Siqueira pelo menos oito mil votos, mais uma vez terá que pendurar as chuteiras, para não passar por um constrangimento pior.

Balanço O balanço dos comparecimentos no evento de sábado foi mais ou menos assim: o maior grupo era de parentes de André Siqueira, o segundo grupo era composto por filiados de outros partidos e o terceiro com outros filiados do PSL e convidados. 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

725 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções