Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
06/08/2014 | Dropes nº 350

Alesp, o retorno O deputado Barros Munhoz voltou à carga total de trabalho na ALESP onde estão em andamento ou em fase inicial as CPIs das Áreas Contaminadas do Estado de SP, das Tarifas dos Pedágios, do Trabalho Escravo, do Aterro Pajoan, da Compra e Venda de ingressos e das Autopeças. Algumas são água com açúcar, mas outras poderão ferver com a campanha eleitoral.

Pé na estrada Tem gente dizendo que o deputado Barros Munhoz foi o primeiro candidato a entrar na campanha com a corda toda no Brasil. De fato, a maioria dos principais candidatos já está com a campanha estruturada, mas com o pé na estrada, só Munhoz. Todas as semanas ele visita de três a seis cidades. Até sábado, ele voltará a Mogi-Mirim e visitará as cidades de São José do Rio Pardo, Itobi e Santa Cruz das Palmeiras.

Só Itapira Na sexta-feira à noite, como faz há quinze anos, o deputado Barros Munhoz estará na Praça Bernardino de Campos, na Abertura da Festa della Nonna. Uma coisa é certa, dentre as inúmeras entidades italianas da região, a única que está em pé é o Circolo de Itapira e os responsáveis por esta façanha são facilmente identificados: Walter Ricciluca e Barros Munhoz. O presidente do Circolo não esconde: “se não fosse a ajuda de Munhoz seria muito difícil fazer o que nós estamos fazendo em Itapira.”

Cabo 24 horas Quem está aproveitando a onda eleitoral para reviver os momentos vividos dois anos atrás e treinar para o que vem dois anos à frente é o prefeito José Natalino Paganini. O Mestre diz que não está medindo esforços para levar o nome de Totonho Munhoz para todos os cantos da cidade. “Temos que retribuir o que ele tem feito para Itapira, queremos que a votação dele deste ano supere a votação anterior e tudo o que depender de mim, mesmo que tenha que ficar vinte e quatro horas no ar, esse resultado nós vamos conseguir.”

SAAE na pauta A sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira foi dominada pela leitura do relatório e conclusão da sindicância e auditoria que aconteceram no SAAE. No pequeno expediente, Cesar sabiamente não entrou na discussão do Caso SAAE por conta dos comentários circulantes. Cesar preferiu questionar os governistas sobre a carta que vários proprietários estão recebendo pedindo para que sejam regularizadas as ampliações. Denunciou que os fiscais ao visitarem as propriedades indicam um engenheiro para o serviço, quando, segundo o petista, o próprio proprietário poderia fazer as medições.

Afoito O vereador Rafael, mais afoito, mesmo sabendo que a Câmara tinha recebido o relatório e a conclusão da sindicância no SAAE e que fatalmente esse material ficaria à disposição saiu atacando, baseado nos comentários que tem circulado pela imprensa e rodas políticas oposicionistas. Como o relatório bem demonstrou, ficou fácil perceber os interesses das origens das informações.  De repente o nobre vereador ortopedista poderá descobrir quem ele estava beneficiando com seus comentários e talvez não goste da própria conclusão.

O interessante é que os principais alvos do vereador Rafael foram as figuras públicas e antigos companheiros Paganini e Dado. Chegou dizer que o SAAE inteiro ficou desmoralizado com o episódio, mas as pessoas envolvidas até o pescoço não ganharam destaque na fala dele.

Vidas em jogo Dr Mauricio, líder do prefeito, explicou a Cesar que a Prefeitura tem que agir diuturnamente em relação aos contribuintes que ampliam as suas propriedades, que são valorizadas a partir das benfeitorias realizadas. Cutucou a gestão anterior por não ter tido coragem de corrigir o que devia ter sido corrigido, permitindo que ocorresse renuncia fiscal. Faltou explicar que a regularização das construções deve passar por um profissional com responsabilidade técnica, que não pode ser qualquer pessoa, há vidas em jogo.

Leviano? Quanto às críticas de Rafael sobre o caso SAAE, Dr. Mauricio disse que é leviandade acusar quem quer que seja sem estar totalmente inteirado no assunto, baseado exclusivamente nos boatos ou por motivos pessoais. E declarou: “todos os que estão falando, sem conhecimento de causa, assim que souber o que de fato aconteceu, se calarão!”  

Com muita sede ao pote É bom que se diga, os oposicionistas na ânsia de desviar as atenções do rombo de mais de dois milhões do SAAE acabaram cometendo um erro fatal, que na prática só vai complicar a vida dos responsáveis e dos envolvidos. É esperar para ver...

Não se omitiu. Um conhecido jurista, depois de estudar as informações preliminares, declarou: “quem está apostando que o caso SAAE vai resvalar em Paganini pode tirar o cavalo da chuva. O prefeito exonerou o presidente nos primeiros indícios. Só não afastou os principais envolvidos, de imediato, por que nada podia fazer a respeito, mas determinou a auditoria que gerou a sindicância e o Processo Administrativo Disciplinar. Enfim, fez o que o homem público deve fazer. Não se omitiu. Já os demais envolvidos, incluindo as presidências podem não ter a mesma sorte.”

Sem confiança Rafael tentou rebater o líder do prefeito citando uma reunião em que foi discutida a exoneração de Dado Boretti e que o motivo colocado se referia à questão das contas e não às irregularidades. Mauricio respondeu de pronto que o prefeito não falou o verdadeiro motivo por que Rafael já não gozava mais, naquele momento, da confiança do prefeito, mas que ele, Mauricio, foi devidamente informado.

Pagamento das contas particulares O relatório e a conclusão da sindicância e auditoria no SAAE certamente exigirão dos analistas de plantão estudos pormenorizados, linha por linha, cuidadosamente. Mas alguns pontos surpreenderam muita gente. Como, por exemplo, a ordem que a diretora de finanças da autarquia dava aos funcionários para pagar suas contas particulares, prometendo mais tarde repor o dinheiro retirado. Nenhum funcionário declarou saber que as reposições foram realizadas, mas mesmo que isso tenha acontecido, o gesto tipifica mal uso de dinheiro público. Mas como isso era corrente...

Ninguém precisava saber! Outro ponto declarado pelo pessoal que cuidava da contabilidade foi a afirmação de que havia descompasso entre o departamento contábil e o departamento comercial do SAAE, o que um fazia o outro não sabia, sendo contabilizado apenas o que a diretora informava. E nem tudo informava...

O gato comeu Além disso, as informações da diretora eram sempre atrasadas e em várias passagens do relatório, diante do desaparecimento de informações, ela declarava que quando encontrasse o caixa, por exemplo, o problema seria resolvido. Pelo visto, ela nunca teve a iniciativa ou transparência para informar que o que tinha sumido apareceu e como foi registrado.

E o fechamento do caixa várias vezes por dia? Qual seria a motivação desse procedimento apesar das constantes sugestões de que essa prática não era necessária. Aliás, um funcionário disse que em vários momentos eles tentavam chamar a atenção para as irregularidades, inclusive para a presidência, mas ninguém ouvia.

Tinha controlador interno Enfim, os apontamentos da sindicância mostram que os procedimentos davam margem para variadas fraudes. O mais interessante a principal envolvida nas irregularidades indicar o próprio marido para o posto de Controlador Interno. Segundo a sindicância, o controlador só verificava as viagens realizadas pelos funcionários e nada mais.

O povo quer saber... É possível que Dado Boretti esteja livre de qualquer envolvimento direto com as irregularidades, mas algumas perguntas ele deverá responder a qualquer momento, como por exemplo: como presidente, como ele não percebeu nenhuma das irregularidades apontadas e por que permitiu que a autarquia continuasse recebendo dinheiro internamente, apesar da orientação do TCE.   

De volta para a Câmara? O processo do SAAE, segundo os especialistas, poderá culminar na cassação do vice-prefeito Dado Boretti. Diante de tal possibilidade, a sucessão da presidência da Câmara poderá ganhar novos rumos ainda neste semestre. Caso Dado Boretti venha a ser cassado e não consiga reverter a punição, o próximo presidente poderá assumir a cadeira do prefeito nas eventuais ausências. Por conta disso, a disputa para a presidência da casa de leis passa a ter outra importância...

Mudou de figura São candidatos declarados à nova mesa, o atual líder Mauricio de Lima, que não tem medido esforços para cumprir com fidelidade e competência a função, e Zé Branco, experiente e eterno candidato à mesa diretora. Como em política tudo pode acontecer, já ronda as especulações sobre o retorno ao legislativo de Carlão Jamarino para entrar na disputa para a presidência da casa. Além de unir a bancada, Carlão estaria mais preparado para assumir a João de Moraes, se necessário.

Festa do centenário O secretário Carlão Jamarino, como cônsul palmeirense, está programando uma grande comemoração na cidade, juntamente com a TUP, pela passagem dos 100 anos do time do Parque Antártica. Nos planos, uma grande carreata percorrerá a cidade e um churrasco com vários bois, frangos, peixes e até gambá. Por respeito ao mascote, a carne de porco foi vetada.

Doente por um título I Todo mundo sabe das origens italianas dos palmeirenses e o sobrenome Jamarino não nega a raça, mas depois de velho, o secretário Carlão anda deixando a italianidade de lado e passou a cultuar os argentinos, jogando sobre os “hermanos” as últimas fichas para ver seu time fugir da segundona. Tem gente dizendo que o Carlão Jamarino já está até tentando o título de cidadania argentina e explica: “título é título, ué!”.

Doente por um título II O desespero dos palmeirenses por título é tão grande, mas tão grande, que o palmeirense Carlão Jamarino encarou como uma decisão mundial a vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina, no Pacaembu, em jogo válido para a “super conhecida e super disputada” Copa Euroamericana. Afinal, para o Carlão Jamarino  trata-se do primeiro título do centenário. “Sem nada a gente não fica”, bradou orgulhoso.

Liso como um bagre  Como já anunciado pelo próprio, Carlão fez um acordo com Paganini para permanecer no posto até o final de 2015, retomando o assento em 2016 para pavimentar a campanha da reeleição. No entanto, os últimos acontecimentos poderão mudar os planos do Cônsul Palmeirense. Para quem estranhou as notícias de esportes nessa coluna política, explica-se. Toda vez que o Carlão era cutucado sobre o futuro, ele saia com alguma notícia do Palmeiras. 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1273 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções