Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
27/08/2014 | Dropes nº 356

Quer saber O pequeno expediente da sessão da Câmara desta terça-feira foi aberto pelo vereador Marquinhos. Ele queria saber a razão de ter sido expulso do grupo governista. Marquinhos queria saber, também, quem era o grupo que decidiu sobre a saída dele, já que Juliano Agua Suco, ao ser questionado por ele logo após a sessão de sábado, respondeu que nada sabia.

Mamógrafo Na sequência, o vereador Rafael questionou a inauguração do serviço de mastologia no Centro de Especialidades Médicas dizendo que tal serviço exigiria a aquisição de um mamógrafo, sob pena de fragilizar o bom atendimento às mulheres e fazer as interessadas ou necessitadas esperarem pelo exame por mais de seis meses.

Vai morar nos EUA O vereador Pedro, econômico nas palavras, mas rico em conteúdo, esclareceu que o exame com o mamógrafo é feito preventivamente no mês de aniversário das mulheres e que nos casos de urgência o exame é sempre antecipado. Pedro disse ainda que é preciso tomar cuidado coma as críticas aos sistema de saúde de Itapira que funciona muito bem, sugerindo aos críticos que se mudem para os EUA, onde lá nem SUS tem!

Falar é fácil Para o vereador Luiz Machado falar é muito fácil, difícil é fazer. Machado sugeriu ao Dr. Rafael que buscasse recursos para os pleitos que ele tanto sugere com algum deputado do partido dele. Por outro lado, o Dr. Rafael que vem dizendo que buscaria a anulação da sessão extraordinária de sábado, sobre isso, nada comentou.

Individualista Assim que o líder do prefeito Paganini, Mauricio de Lima, assumiu a tribuna foi logo respondendo às dúvidas de Marquinhos: “primeiro o senhor não foi expulso, a base simplesmente não o quer mais. O senhor não sabe o que é integrar um grupo político. O senhor é individualista.”

Sozinha Nesse ponto o vereador Marquinhos não é diferente da candidata que ele defende para a presidência. Segundo declaração de Eduardo Jorge, candidato a presidente pelo PV, nesta terça-feira, que a saída de Marina Silva do Partido Verde enfraqueceu a questão ambiental do país e completou: “Marina parecia querer agir sozinha, queria um partido à sua imagem e semelhança”.

Procurou, encontrou... Durante a fala de Mauricio, Juliano Agua Suco pediu um aparte e explicou que de fato tentou evitar que o grupo excluísse Marquinhos, mas que depois de orientá-lo, várias vezes, alertou que lavava as mãos.

Sem noção Logo em seguida, Mauricio Lima se voltou para as palavras de Rafael criticando-o por achar que o aparelho Mamógrafo era mais importante que o profissional Mastologista. Esclareceu que o Centro de Mastologia além de oferecer às mulheres o tratamento clínico, dá assistência social e psicológica.

Membro do Febeapa* Um cidadão que estava acompanhando a sessão não se conteve: “se Dr. Rafael fala bobagem na área médica, aquela que ele deveria entender muito bem, imagina o que acontece quando ele envereda para outros assuntos.” Febeapa = Festival de Besteira Que Assola o País.

Esse mesmo cidadão comentou que deve ter alguém assessorando o vereador ortopedista nas investidas contra os situacionistas, mas pelo jeito, esse assessor quer mais que o Dr. Rafael caia no descrédito ao lhe dar tantas sugestões furadas.

Impeachment O grande assunto da sessão desta terça-feira ficou com a abertura do processo de cassação do mandato do vice-prefeito Antonio Eduardo Boretti. O pedido foi formulado pelo prefeito José Natalino Paganini depois que a sindicância apurou várias irregularidades no SAAE e colocou Dado Boretti como corresponsável.

Era presidente O requerimento encaminhando para a Câmara, lido na íntegra, diz que ninguém pode afirmar que o vice-prefeito tenha se beneficiado com o rombo apontado na auditoria, mas considerando que ele era o presidente da autarquia em dois dos períodos auditados, inclusive o último sob a indicação de Paganini em 2013, Dado pode ter contribuído ou permitido que os fatos acontecessem.

Experiência Paganini diz no requerimento que a experiência que Dado tinha no setor era suficiente para que ele detectasse e evitasse as ocorrências constatadas pela auditoria e pela sindicância.

Comissão processante A abertura do processo de cassação foi aprovada, menos dois votos, o de Rafael e Marquinhos. Cesar estava ausente. Foi sorteada a comissão processante composta de Mauricio, presidente, Machado, relator, e Rafael, membro. No sorteio saíram os nomes de Pedro, Zé Branco, Juliano e Joílson que renunciaram.

Independente Marquinhos que recusou a pecha de oposicionista se lançou como integrante da terceira via (?), mas que acabou sendo definindo pelo líder Mauricio como independente, condição que o tirou do sorteio que segundo a legislação deve ser composta por membros da situação e da oposição, coisa que independente não é, muito pelo contrário...  Marquinhos ameaçou procurar mais informações a respeito do assunto e questionar, talvez judicialmente.

Perdas Barros Munhoz teve mais uma semana de grandes perdas. Mal se recompunha da morte de Antonio Ermírio de Moraes falecido no domingo, nesta terça-feira foi acometido com a notícia do falecimento de outro grande parceiro, o palmeirense Giovanni Bruno.

Padrinho Sobre Antonio Ermírio, Barros Munhoz não se cansa de enaltecer as qualidades do grande empresário que entrou na política com a participação dele. Munhoz conta que Olavo Setúbal era o candidato a governador, mas resolveu desistir. O grupo que Munhoz integrava conseguiu trazer Ermírio para a disputa, que ficou em segundo lugar, atrás de Orestes Quércia.

Distinção Na manhã desta segunda-feira, a OAB São Paulo inaugurou a nova sede. Estavam presentes o presidente do STF, Ricardo Lewandowski; o presidente do STJ, ministro Francisco Falcão; o vice-governador do estado, Guilherme Afif Domingos (PSD); o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP); entre tantos. Marcos da Costa, presidente da OAB-SP, homenageou dois deputados federais e um estadual: Barros Munhoz.

Enquanto isso... Tranquilo na preferência do eleitorado paulista, o governador Geraldo Alckmin está conseguindo deixar a campanha eleitoral, na parte que se refere à distribuição de panfletos nas visitas que realiza na capital, muito mais bonita e, porque não dizer, mais gostosa. A coordenação da campanha leva para essas visitas de vinte a trinta modelos trajando calça legging,  bota de couro preta e camiseta amarela do candidato.

Atirou em Chico, pegou no Francisco. O ex-prefeito Gilberto Kassab na tentativa de arranhar o candidato ao senado pelo PT, Eduardo Suplicy, está chamando a atenção do eleitor dizendo que “São Paulo quer novidade”  e completa “quero ser o novo senador de São Paulo” numa referência à idade e tempo de senado de Suplicy. O problema é que se o eleitor assimilar a ideia, o afilhado poderá a atingir o padrinho Serra.. Kassab ganhou dimensão ao integrar a chapa de Serra como vice-prefeito.

Sono No debate organizado pela Folha/UOL/SBT/Jovem Pan, Eduardo Suplicy, candidato à reeleição para o senado, em meia hora bocejou onze vezes.

Olha a “cáca” que a mídia fez 1! Para tentar garantir o segundo turno, a mídia brasileira acabou exagerando na dose de inflar a Marina. Quando o Datafolha divulgou o levantamento logo depois do velório, a alegria foi geral. O segundo turno está garantido. Mas se esqueceram de que o Datafolha pesquisou quinta e sexta feira, antes do velório, dias em que Mariana ficou calada e pouco apareceu.

Olha a “cáca” que a mídia fez 2! A dose foi excessiva, veja o que deu na pesquisa IBOPE divulgada nesta terça-feira: Dilma com34%, Marina com 29% e Aécio Neves com 19%. No levantamento divulgado no dia 7 de agosto Dilma aparecia com 38%, Aécio tinha 23% e Eduardo Campos, então candidato do PSB, estava com 9%.

Coisa antiga Na verdade, a tal “cáca” vem da eleição de 2010. Os dois principais candidatos, Dilma e Serra, pouparam Marina. Na cabeça deles, como a candidata verde não passaria para o segundo turno, a melhor estratégia era garantir o apoio dela para um dos dois. Conclusão. Maria optou pela neutralidade. Naquela oportunidade, dos votos de  Marina Dilma acabou recebendo 55% e Serra os outros 45% dos votos.

Mudança de cenário Agora o jogo mudou. Aécio não poderá ignorar a candidata do PSB. Vai ter que atacar Marina para tentar recuperar os votos perdidos, um esforço que poderá lhe trazer prejuízos caso chegue ao segundo turno. O problema é que Aécio precisa tirar votos de Dilma, tarefa que tem se mostrado difícil, já que o tucano ficou estacionado nos 20% por três meses e agora, com a pesquisa Ibope, caiu para terceira abrindo 10 pontos percentuais da candidata do PSB.

É diferente? Em política, depois que o Collor, com o minúsculo partido PRN, foi eleito em 1989, tudo é possível. Mas para quem acredita que este país mudou, para melhor, Marina por conta do radicalismo e falta de jogo de censura não resistirá quando vierem à tona os acordos e as fontes patrocinadoras da sua campanha. Não será difícil mostrar que a candidata pessebista não é tão diferente como se imagina.

Rejeição O Ibope pesquisou a rejeição aos candidatos que ficou assim: Dilma é a mais rejeitada por 36%. Aécio, por 18%. Marina por somente 10%. O governo Dilma foi considerado ótimo ou bom por 34% dos entrevistados. Para 36%, a administração é regular. E a proporção dos que a consideram ruim ou péssima é de 29%.

Segundo turno Considerando que os que declaram voto em Dilma não somaram mais que os demais candidatos, a pesquisa divulgada nesta terça indica que a eleição vai para o segundo turno. Pelo IBOPE, em caso de segundo turno Marina crava 45% e Dilma, 36%. No outro cenário, Dilma fica com 41% e Aécio 35%.

Beleléu Os números do IBOPE que eram aguardados com grande ansiedade foram sendo amenizados pelos próprios partidos que divulgaram os resultados das pesquisas internas. Tanto é que PT e PSDB negaram qualquer surpresa com os resultados.  No entanto, os 29% de Marina nada tem de novidade. Em outubro de 2013 o IBOPE registrava os mesmos 29%. Logo, a tese de que Marina chegou a esse patamar por conta da morte trágica de Eduardo Campos foi para o beleléu.

Café com leite Para quem está apostando na derrocada da chapa tucana por conta do bom desempenho de Marina deve lembrar que a candidata do PSB não foi exposta, até agora, ao contraditório. Ela tem sido tratada com candidata café com leite.

Tem chão Não custa registrar que Marina está desmontando vários palanques construídos por Eduardo Campos, teve baixa na coordenação de campanha e promoveu uma forte ruptura entre os aliados. Marina ainda é novidade e representa uma opção de mudança, mas a campanha dela mal começou e o projeto de governo dela ainda não é do conhecimento dos eleitores. Mas ela não é boba não...

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1341 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções