Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
03/09/2014 | Dropes nº 358

È bonito isso? A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira pode ser classificada como tranquila e hilária. Alguns acontecimentos mostraram que os vereadores não conhecem com exatidão o regimento que eles juraram seguir. E o que é pior, tentam ganhar no grito aquilo que eles desconhecem. Alguns deram total demonstração de que não conseguem entender o que leem. 

Terceira via O pequeno expediente foi aberto pelo vereador Marquinhos que retomou a questão da expulsão, negou integrar a bancada oposicionista e se colocando numa tal bancada da “terceira via” (sic). Não se sabe de onde o vereador tirou essa categoria. Até onde se sabe, o termo “terceira via” é usado para caracterizar o candidato que está fora da polarização eleitoral. Na prática, é o candidato que auto se coloca na terceira posição, o candidato que foge da dicotomia criada pelos dois principais grupos políticos.

Independente? O vereador Marquinhos tenta reeditar o chamado vereador “independente”, aquele que votaria, em tese, sem respeitar uma linha de ação partidária. A ideia parece bonita, mas é no fundo uma grande falácia. Existe a máxima de que político que não sabe respeitar o partido e o grupo que o ajudou a se eleger, não sabe respeitar ninguém, salvo os familiares mais próximos e os interesses meramente pessoais. Quer dizer, não existe político independente.  

Chegar vivo Rafael que sempre se inflama quando fala de saúde pública, desta vez brincou com coisa séria. Ao relatar que o Hospital Municipal está com uma sala cirúrgica que tem um foco de iluminação e um capnógrafo quebrados, elogiou a reforma do terceiro andar e soltou: “ficou bom, ficou bonito, mas para chegar ao terceiro andar o paciente precisa chegar vivo!” (sic).  Rafael criticou também a cobrança do ITBI e cobrou o que foi feito com o dinheiro que câmara devolveu ao executivo no ano passado com o pedido de comprar novas viaturas.

O ortopedista só escutou... O vereador Machado que parece ter gostado de usar a tribuna foi logo dizendo que o vereador Rafael deve estar reclamando o IPTU por não ter gostado de pagar um imposto mais justo, aquele que cobra mais de quem tem mais. Machado disse achar estranho o fato do Dr. Rafael trabalhar a muito tempo no HM e só agora resolveu indicar as falhas. Novamente, Machado pediu para Rafael usar a força dele para pleitear junto ao deputado do partido dele, o PROS, ajuda a Itapira.

O que o povo ganha com isso? Mauricio, na sua vez, disse achar a postura de Rafael contraditória, ora é contra o aumento da receita, ora pede mais contratações, como se o orçamento fosse elástico para as despesas. Explicou, também, que é obrigação do poder executivo atualizar a planta genérica e que engessar a receita é travar o crescimento da cidade. Sobre a verba devolvida e o pedido de compra de viaturas Mauricio esclareceu que a Câmara pode sugerir, mas não determinar. “O prefeito Paganini usou o dinheiro no prédio da Fatec.”

Um dos habituais acompanhantes das sessões comentou: “será que esse vereador acha mais importante investir no aparelho policial do que em educação?”

Super-vereadores Rafael e Marquinhos devem ter achado que tinham descoberto a pólvora: o pedido simultâneo de adiamento de uma votação, onde bastariam dois vereadores, rápidos no gatilho, gritarem os dois tempos previamente combinados e levarar a discução e aprovação de um projeto a Deus dará.

Astúcia Assim que colocada em votação o projeto de emenda à LOMI, o primeiro gritou “peço adiamento de 180 dias”, o segundo emendou “eu peço 150 dias”. Na cabeça de Rafael e Marquinhos, apenas dois vereadores poderiam pedir adiamento, isso feito, o projeto seria votado considerando o menor período. Só não contaram que astucia e conhecimento devem caminhar lado a lado. Foi para votação o adiamento menor, até a próxima sessão, formulado pelo vereador Maurício.

Na sequência, quando entrou um projeto de lei assinado por Marcos Paulo da Silva, Mauricio não teve dúvida, pediu 180 dias de adiamento. O autor reduziu até a próxima sessão e foi o que prevaleceu.

A todo vapor Depois de participar de 14 eventos na cidade de Espirito Santo do Pinhal, Barros Munhoz voltou para capital para cumprir vários compromissos. Nesta quarta-feira estará novamente na região fazendo Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Aguaí e São Sebastião da Grama. O pique está tão grande que Munhoz precisaria de mais de sessenta dias para cumprir todos os compromissos. Mas como tem menos da metade desse tempo, vai ter que se desdobrar...

Susto O candidato a deputado federal Marquinhos, pelo PRB, chegou sofrer na semana passada uma impugnação da candidatura por quatro dias. Foi uma falha no sistema do TER, segundo o próprio candidato informou.

Russomano em Itapira Dentro do PRB do município, as coisas para o lado de Marquinhos não estão boas. Na sessão de ontem, o líder Juliano Agua Suco mostrou que já perdeu a paciência faz tempo com o companheiro. Além disso, acertou a vinda de outro candidato do partido a deputado federal que visitará a cidade neste sábado, na Praça Bernardino. Trata-se do conhecido defensor dos direitos dos consumidores, Celso Russomano.

Coisas da vida Dilma, até meados agosto, não levava a sério a pretensão do PSB na corrida presidencial. Eduardo Campos morreu, Marina assumiu e quem passou a ser ignorado no debate promovido pelo UOL, Folha de São Paulo, SBT e Rádio Jovem Pan foi o candidato, Aécio Neves. Será o fim da polarização PT-PSDB?

Não é para menos Dilma que navegava em céu de brigadeiro, alimentando a possibilidade de levar a eleição ainda no primeiro turno, viu o Datafolha colocar uma mosca em sua sopa. Empatada com Marina em 34%, em caso de segundo turno, na leitura atual, Marina fatura.

Aécio tem leve queda entre os paulistas O IBOPE divulgou nesta terça-feira mostra que Mariana (39%) ampliou a preferência eleitoral entre os paulistas, Dilma (23%) manteve o mesmo patamar e Aécio, apesar de Geraldo Alckmin ter registrado 47%, recuou de 19% para 17%.

Mais de um mês Na segunda, o coordenador da campanha de Aécio, Agripino Maia causou mal estar no tucanato ao dizer que o PSDB fecharia com Marina Silva no segundo turno, como se o tucano já tivesse jogado a toalha no primeiro turno. Nesta terça, o vice Aloysio Nunes Ferreira negou que o partido esteja avaliando apoiar Marina Silva nas eleições. E bradou: “nós vamos para o segundo turno, nós temos mais de um mês até a eleição.”

Segue na luta Somando a rata de Agripino com os resultados da pesquisa IBOPE o resultado deu força ao boato de que Aécio abandonaria a campanha. Para conter os comentários, Aécio reuniu as principais lideranças paulistas que apoiam a sua candidatura e passou outra parte do dia ligando para os aliados dos outros estados negando que vá abandonar o barco.

A serventia do boato Aécio reagiu. O candidato tucano, além de reafirmar o compromisso de disputar o primeiro turno, nessa reunião, anunciou que vai subir a serra contra as duas líderes nas pesquisas. Vai bater em Marina e Dilma. Para contrapor a queda para a terceira posição vai dizer que a grande derrotada desta campanha é Dilma, pois quem disputar com ela o segundo turno, vencerá.

Metamorfose ambulante Aécio chamou Marina de "metamorfose ambulante" dizendo que os eleitores precisam saber em que Marina vai votar. “Ele vai votar naquela Marina que hoje ataca de forma contundente o PT ou na que, por mais de 20 anos, esteve no partido? Ele vai votar na Marina que hoje condena a corrupção ou naquela que, como ministra, se calou sobre o mensalão e permaneceu no governo?”

Dilma no ataque Dilma dedicou boa parte do horário na TV desta terça-feira criticando Marina Silva. Falou da fragilidade que ela tem nos apoios políticos,  questionou a capacidade dela de governar o país e a comparou ao “salvador da pátria”, dizendo que o Brasil cometeu esse erro duas vezes, com Jânio Quadros e Collor de Mello.

Reação Marina sentiu o baque e imediatamente, na sabatina promovida, na tarde desta terça-feira, pelo jornal O Estado de São Paulo, respondeu que a sua carreira política a impede de ser comparada com o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

684 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções