Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
08/10/2014 | Dropes nº 366

Faro de campeão No domingo, dia da eleição, enquanto o Brasil inteiro especulava sobre quem enfrentaria Dilma Rousseff no segundo turno, o deputado Barros Munhoz ligou para este redator, por volta das 14h30min, para dizer: “pode anotar, Aécio Neves vai deixar Marina para trás e vai chegar perto de Dilma.” O placar final foi de 41,59% para Dilma, 33,55% para Aécio e 21,32% para Marina.

Carreata e comício da vitória Nesta quarta-feira, Barros Munhoz será recebido às 18h na entrada da cidade por uma legião de amigos e simpatizantes. Em carreata seguirão até a Praça Bernardino de Campos onde acontecerá, as 19h, o comício da vitória.

Sem descanso Para quem vinha trabalhando para se eleger deputado estadual, cobrindo mais de cinquenta cidades, visitando empresas, fazendo reuniões políticas, participando de comícios, andando pelas ruas etc. seria natural descansar pelo menos um dia para recuperar o folego. Na segunda-feira Munhoz já estava na ativa, participando de reuniões, dando entrevistas e se preparando para colocar Aécio nas ruas a partir desta quarta-feira. Manteve doze comitês abertos para começar tudo de novo...

Rebaixamento Munhoz está participando ativamente das reuniões de estruturação da campanha de Aécio para o segundo turno. Acredita que o PSDB voltará a ocupar o Palácio do Planalto a partir de janeiro de 2015: “É o caminho para o Brasil voltar a crescer. O FMI rebaixou hoje a previsão de crescimento do PIB de 1,3% para 0,3%. Só a Rússia está pior no BRICS.”.

Mandinga da “braba” E não é que tinha gente que ficou no vermelho depois de apostar alto que Barros Munhoz teria uma profunda queda na votação em Itapira e na votação geral ao ponto de não conseguir se reeleger? Pois é! Dizem que alguns desses apostadores, para diminuir o risco, andaram buscando até a ajuda da magia negra. Um deles chegou a comentar nesta segunda-feira: “Tava tudo correndo tão bem, pedi três tombos. Dois aconteceram, o terceiro, o mais importante, falhou e eu dancei!”. Sem revelar o tamanho do estrago na conta bancária.

Era Suplicy: Para Munhoz o PT foi arrasado no estado de São Paulo. Perdeu cadeiras na Alesp e na Câmara Federal. Grandes nomes do partido não conseguiram se eleger. No Senado encerrou a era Suplicy: “A situação do partido reflete o que está ocorrendo com o governo federal e com a economia.”

Nem a pau O futuro político do ex-presidente da câmara municipal Manoel Marques ficou mais sombrio. Apoiou e trabalhou para o candidato Bazelau Ramos do PV em Itapira e região. Chegou a fazer propaganda colocando seu nome e sua foto ao lado de Bazelau. Terminada a apuração, no município Bazelau conquistou 279 votos e no geral 15.550 votos. Bazelau não foi eleito deputado federal.

Em baixa! Já o ex-prefeito Toninho Bellini optou por apoiar o candidato a deputado estadual André Siqueira pelo PSL. Da mesma forma, Toninho apareceu na propaganda de André pedindo voto. Resultado, o único candidato que representava a oposição itapirense conseguiu 1.626 votos aqui e 1.916 na contagem geral. Nos áureos tempos a oposição a Munhoz chegou a conquistar sete mil votos.

As línguas ferinas dizem que Toninho Bellini e Manoel Marques estão fazendo de conta que estão de mal. Um apoiou para estadual e o outro apoiou para federal. Caso elegessem os dois, a festa seria conjunta. Pelo jeito, a empadinha vai ter que esperar!

Queda livre Analisando as últimas quatro eleições para deputado estadual, considerando os 20 mais votados, em 2002, seis candidatos apoiados pelos opositores a Munhoz somaram 5.864 votos. Em 2006, no auge da administração novotempista, dez somaram 6971 votos. Em 2010, a soma foi 2.913 votos. Em 2014, 2.426 votos.  

Ficou na meta! Os novos oposicionistas dizem estar satisfeitos com o caminho escolhido. O vereador Rafael que apoiou e trabalhou para Salvador Zimbaldi PROS conseguiu 475 votos, que segundo o próprio Rafael a meta era 400. Zimbaldi conseguiu no geral 65.641 e agora espera a justiça liberar os votos de Paulo Maluf para ganhar uma vaga com as sobras. Rafael jura que não trabalhou para o Rafa Zimbaldi do PP, disse que foi um amigo assessor que encampou e conseguiu em Itapira 149 votos e que também não foi eleito.  

Ficou na promessa Marquinhos que apostou todas as fichas nos trabalhos que realiza junto às comunidades católicas e na feira de automóveis antigos também disse ter ficado muito satisfeito com os 1.380 votos recebidos em Itapira e os 1.510 totalizados. É bom lembrar que surgiram comentários de que o candidato do PRB contava receber mais 15 mil votos e que acreditava que os puxadores de voto poderiam lhe dar a cobiçada cadeira, com as sobras.

Falando bobagem? A sessão da câmara desta terça-feira transcorreu sem muitas novidades. Dr. Rafael, para não perder o costume, levantou o problema de uma paciente que teria recebido da prefeitura negativa ao pedido de transferência com a UTI móvel. Marquinhos, também para não perder o costume, voltou à carga no caso das merendeiras que foram afastadas por determinação do TCE do convênio com a empresa que fornece merenda escolar no município.

Achismo Mauricio pediu para que os vereadores oposicionistas parem com o “achismo” irresponsável e que investiguem melhor antes de falar o que não sabem. O líder explicou que não ocorreu em nenhum momento qualquer pedido da família ou da Santa Casa solicitando veículo especial para a referida transferência.

Pedido documentado Segundo informações coletadas por esta redação, a paciente estava sendo atendida pelo convênio e a Santa Casa. Caso ela estivesse no HM, a transferência é automática. Mas como era atendimento particular, o convênio ou a família deveria providenciar a transferência e em caso de dificuldade, a prefeitura poderia ser acionada, mas nesse caso, com a documentação correta.

O estranho, para quem ouviu a fala do vereador Rafael, é que ele poupou o convênio e jogou toda responsabilidade sobre a prefeitura que sequer foi acionada para dar o socorro adequado.

Merenda Quanto ao caso das merendeiras, Maurício, novamente falou que mais uma vez está se valendo dos comentários da esquina para denunciar. Esclareceu que nenhuma merendeira está sendo obrigada a nada. Todos os casos estão sendo analisados pela prefeitura que não tem nenhum interesse em prejudicar os servidores públicos.

Aprendendo a reivindicar Os representantes do Parlamento Jovem itapirense requereu uma reunião com os vereadores nesta terça-feira. Reunidos, apresentaram as seguintes reinvindicações: excluir a leitura bíblica no início das sessões; deixar de se referir aos colegas como Vossa Excelência; poder mudar o regimento do Parlamento Jovem e, finalmente, que os projetos, requerimentos e indicações aprovadas sejam encaminhadas diretamente para o Poder Executivo e que recebam resposta das ações encaminhadas.

Não é unanime A exclusão da leitura bíblica foi aprovada pela maioria dos parlamentares jovens, à exceção de Kevin Juliano que votou contra e Fernando Giomo que diz ter votado a favor, mas que a abstenção era o melhor caminho já que ele não tinha e não tem ideia formada sobre o assunto.

Aprendendo a ouvir O líder Maurício explicou que o Parlamento Jovem tem um regimento próprio aprovado na legislatura anterior quando era presidida por Manoel Marques. O regimento em vigor estabelece que toda e qualquer alteração deve ser proposta pela mesa diretora da Câmara Municipal. Os parlamentares jovens não tem prerrogativa para propor e aprovar as mudanças desejadas.

Esse é o caminho! Da mesma forma, toda a produção do Parlamento Jovem só é encaminhada ao Poder Executivo desde que os vereadores acolham as propostas e submetam à apreciação da casa. Logo, segundo Mauricio, os jovens devem trabalhar as ações aprovadas junto aos vereadores.

Revolta A maioria dos parlamentares jovens não ficou satisfeita com as explicações do líder Mauricio. Com relação à leitura bíblica, os jovens contrários deverão deixar o plenário enquanto durar a leitura, mas outras medidas poderão ser adotadas.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

820 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções