Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
26/07/2015 | Editoriais A Cidade: A Festa do Peão

  Para o deleite da população itapirense e regional mais uma festa do peão foi realizada com sucesso e teve forte participação popular. Estima-se que mais de 20 mil pessoas diferentes tenham frequentado as apresentações e os vários ambientes oferecidos. Depois da festa, abrem-se as reflexões: será que esse tipo de manifestação cultural continua valendo a pena?

Para os apaixonados pela música sertaneja essa festa é insubstituível. Do ponto de vista social, os seis dias acabam refrigerando a rotina e animando os frequentadores para o enfrentamento da grave crise por qual passa o país. Mas nem tudo são elogios.
 
Dentre os admiradores das atividades relacionadas ao rodeio, propriamente ditas, aquelas que envolvem os animais, o lamento é pela redução sistemática do gosto pelas montarias e pelo trabalho dos peões. Acreditam que sem os shows, a festa teria vida curta, aqui e na maioria das cidades brasileiras.
 
Apesar da garantia dos organizadores de que o animais são bem tratados, supervacinados e que se alimentam com capim e ração da melhor qualidade, é crescente o número de ativistas que acusam os rodeios de maus tratos, entre eles o uso de bastão para espetar ou para bater na cabeça, e até para dar choques, apesar da proibição federal. Relatam, ainda, puxões pelo rabo e confinamentos deles por horas a fio. Até o fato dos animais ficarem próximos às caixas de som com volumes altíssimos e dos fogos de artifícios que os assustam são relatados como nosivos. Em Itapira, não houve nenhum histórico, até a presente data, de que esses fatos tenham ocorrido.
 
Este ano, as exigências de um dos artistas provocaram inúmeras reclamações como o fechamento, antes do horário, da área de visitação do público fato até então nunca verificado. Além disso, a preocupação com os artistas e os exageros dos agentes de segurança provocaram descontentamentos generalizados.
 
Enfim, é fato que no Brasil está ficando cada vez mais difícil a organização e execução das grandes festas populares. A tendência é que elas se tornem cada vez mais caras para atender as exigências da legislação e as cobranças dos frequentadores. É bem possível, com o tempo, que em algumas cidades as grandes festas se inviabilizem para a tristeza de todos.
Fonte: Editoriais A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1074 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções