Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Abril de 2024
Notícia
05/07/2015 | Editoriais A Cidade: Fazendo as contas da administração passada

Enquanto os vereadores apreciam as contas do último ano do mandato de Toninho Bellini contando com o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento que opina pela rejeição com base nos apontamentos do Tribunal de Contas do Estado parece ser interessante fazer neste momento um balanço do período que ficou conhecido como “Novo Tempo”.

Dentre as inovações daquele período, alguns serviços ganharam destaque pelas mudanças propiciadas pelas empresas terceirizadas como a coleta de lixo, roçagem, varrição e merenda escolar, serviços que custaram aos cofres públicos municipais cerca de R$ 70 milhões. As empresas vencedoras das licitações foram a Sanepav, Gerado Coan e ERJ. Dentre os contratos analisados a maioria foi julgada pelo TCE como contratações irregulares, dentre os motivos, a dispensa de licitação, não demonstração dos custos e participação de empresas do mesmo grupo econômico com o intuito de direcionar a licitação.

Outras iniciativas que custaram caro ao município como a contratação da agência de comunicação Explícita, o Projeto Bola Pra Frente e até a empresa que administrava o sistema rotativo de estacionamento (Zona Azul) tiveram seus contratos julgados irregulares.
 
A ação das instituições brasileiras como o Ministério Público, os Tribunais de Contas e a Polícia Federal vem dando esperanças ao povo brasileiro de que os governantes, sejam eles na esfera municipal ou federal, estão sendo mais observados, os culpados punidos, mas resta ainda a sensação de que tem muita coisa ainda encoberta sobre o manto da impunidade. A lentidão com as falcatruas de toda ordem, das minúsculas às grandiosas, quando descobertas, investigadas e julgadas permitem que muitos agentes políticos desonestos continuem usando o dinheiro público para enriquecimento ilícito.
 
As irregularidades verificadas nas contratações de empresas pelos órgãos de governo, apesar da clareza da legislação e dos entraves burocráticos, muitos deles excessivos, indicam que existem interesses acima das pretensões comerciais dos fornecedores envolvendo governantes e colaboradores diretos que são beneficiados conjuntamente a despeito dos prejuízos causados à população em geral.
Fonte: Editoriais A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

935 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções