Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
02/08/2015 | Editoriais A Cidade: Lavando as mão ou limpeza a jato?

 

A cada avanço da Lava Jato mais nos aproximamos da Operação Mão Limpas realizada na Itália, no início dos anos noventa. O “Mani Puliti”, como os italianos chamaram o lava jato deles ainda é uma das maiores referências quando o assunto é a relação incestuosa entre os interesses privados e a política. Não resta a menor dúvida que, dependendo dos próximos passos, a Lava Jato tem tudo para galgar o posto máximo de referencia mundial.

Na Itália, como no Brasil, a origem do festival de trambiques justificava-se pelo financiamento das campanhas eleitorais. Lá, o processo durou dois anos, 2.993 mandados de prisão foram expedidos, 6.059 grandes figurões, entre empresários, parlamentares e ex-primeiros-ministros, tiveram suas contas e patrimônios dissecados, 1.300  réus foram condenados, além de suicídios, assassinatos, fugas e humilhações. Cinco grandes partidos desapareceram.

A Operação Lava Jato, mais demorada e mais complexa que a congênere italiana vem surpreendendo o país todas as semanas. É noticiada com destaque todos os dias.

A última bomba veio da advogada Beatriz Catta Preta que afirmou ter deixado os casos dos clientes que fizeram acordo de delação premiada depois de se sentir intimidada pelos integrantes da CPI da Petrobras. Disse, ainda, que devido às supostas ameaças, fechou o escritório e abandonou a carreira.

Acredita-se que a convocação dela e a reação dos deputados vieram depois que o cliente, Júlio Camargo, envolveu Eduardo Cunha no escândalo. Admitiu o medo do seu cliente em delatar o presidente da Câmara, conhecido pela agressividade.

Ainda é muito cedo para prever os “finalmentes” desse processo. É possível que acabe em pizza, é possível que este país encontre a luz. De qualquer maneira, muita coisa mudou. As coisas não ficam mais às escondidas como antigamente. 

Fonte: Editoriais A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1242 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções