Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
28/06/2015 | Editoriais A Cidade: Pega na mentira

Dizem os especialistas que é muito difícil passarmos um dia sem que a gente conte uma mentira. Há estudos, entretanto, que apontam que mentimos pelo menos uma vez para cada dez minutos de conversa. Felizmente, a maioria dessas mentiras não é nociva, são as chamadas mentiras sociais aquelas que usamos para não magoar as pessoas ou que contamos para valorizar o nosso passe.

Os políticos são por natureza, uns mais, outros menos, todos mentirosos. Mas quase sempre são mentiras bem contadas, disfarçadas de propostas que poderão não ser realizadas por conta das circunstâncias, mas que na hora de prometer lotam folhetos e mais folhetos. No exercício do cargo, a cada dia vem se tornando mais difícil a utilização da mentira pelos governantes e legisladores eleitos. Mentir ou dar uma informação errada pode custar a eleição seguinte e até a degola do cargo ocupado. Basta que a mentira seja escancarada. No mínimo perde-se a confiança.

Esta semana um dos nossos vereadores fez uma afirmação envolvendo outro vereador que imediatamente revidou, contrariando a fala do colega, mas que diante da insistência do primeiro, o segundo disse alto e em bom som: “o senhor está mentindo!”.
 
O caso não foi levado às últimas consequências, mas talvez desperte a necessidade dos vereadores em pautar os eventuais deslizes. Muitas vezes os discursos dos vereadores são formatados no mais puro “achismo”, que à luz da boa interpretação o falar de fatos concretos sem total conhecimento de causa, sai do campo do direito de opinar e se transfere para o campo da mentira, mesmo quando a fala é parcialmente verdadeira.
 
A ignorância em relação a determinados assuntos não deve ser usada para justificar a mentira ou coisa parecida e muito menos ser forçada a virar verdade, aquilo que não é. Bom seria que a comissão de ética fosse acionada, de vez em quando, só para pavimentar um bom caminhar futuro. Quando se fala em interesse público, quanto mais verdades, melhor.
Fonte: Editoriais A Cidade

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1519 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções