Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Agosto de 2020
Notícia
30/06/2016 | Edson Luiz Pocahi: Tenha o controle do seu dia, e da sua vida

 

 

Leonardo era um aluno nota 10! Ele tinha muito boa memória, com isso, conseguia decorar grande quantidade de conteúdo, muito útil para as provas na escola. Era muito inteligente, dedicado, suas habilidades foram muito úteis na hora de prestar vestibular.

 

Na faculdade, tinha excelente desempenho acadêmico, ótimas notas em pesquisas e provas. Sempre quis ser advogado. Seu entusiasmo pelo Direito era o que lhe dava motivação com os estudos! Ao se formar, conseguiu emprego em um grande escritório de advocacia como trainee.

 

Mas, a vida profissional era muito diferente da vida de estudante. A faculdade lhe ensinou toda a teoria, todas as leis, todas as etapas de um processo judicial, todos os ritos de sessão em tribunal.  Apesar de Leonardo ter sido um dos melhores alunos do ano, ele não estava preparado para trabalhar.

 

Há algo que muitos estudiosos chamam de inteligência emocional, é possível você já ter ouvido essa expressão em algum momento. Leonardo não foi preparado para assumir dezenas de processos ao mesmo tempo, com prazos diferentes, estágios diferentes, que envolviam clientes e valores diversos. Não dando conta do recado no escritório, Leonardo começou a levar trabalho para casa nos fins de semana, não imaginando que essa atitude traria grande impacto em sua vida pessoal. Sua vida estava totalmente desequilibrada, o que acabou resultando no fim do seu noivado.

 

E pior! Isso afetou o seu trabalho, não conseguia se concentrar no serviço, trazendo graves consequências. Aceitou processos em andamento de colegas, pois não sabia dizer “não”. Perdeu prazos, e quando um cliente de interesse do escritório perdeu a ação pois ficou sem advogado em uma audiência, foi o fim para Leonardo.

 

Sem emprego, sem noiva, com problemas de saúde. Leonardo não soube lidar com a pressão. Leonardo, não foi capaz de se organizar no trabalho e fora dele. Leonardo, não teve a habilidade de se relacionar com os colegas de trabalho, não soube priorizar situações no trabalho e na vida pessoal.

 

Hoje em dia, é muito fácil se perder, tanto a fazer, quantos agradar, tantos sonhos para realizar, quantas prestações a pagar. O tempo voa, a ansiedade só aumenta, logo vem o estresse.

 

Mas, afinal, o que é realmente importante? O que importa de verdade? Quais atividades diárias são uma perda de tempo? O que pode ser delegado? O que devemos negar? O que devemos abraçar? Quem devemos abraçar? Para quem desabafar? Com quem partilhar? Como lidar com os sentimentos? Como lidar com os fracassos? O que deve ser priorizado? O que vale a pena o seu tempo?

 

Algumas dicas que podem lhe ajudar no dia a dia:

·         Respire fundo e devagar algumas vezes, sempre que sentir que está estressado

·         Faça uma tarefa por vez, e comece pelas mais complicadas

·         Escute o seu coração, se puder escolher, não faça nada contra a sua vontade

·         Organize-se, priorize o que é mais importante na sua vida

·         Dedique algum tempinho diariamente para algo que adora fazer

·         Fique mais tempo com quem ama, a vida é feita de boas lembranças

·         Agradeça por estar vivo nesse momento, esse instante é o que temos

 

 

Edson Luiz Pocahi

http://edsonluizpocahi.net

https://facebook.com/escritor.EdsonLuizPocahi

 

Fonte: Edson Luiz Pocahi

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1250 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções