Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
30/08/2014 | Eduardo Jorge assina carta compromisso pela mobilidade urbana

banner_eleições

O candidato à Presidência da República, Eduardo Jorge (PV), assinou hoje (30), na capital paulista, uma carta compromisso, proposta pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), na qual se compromete a dar prioridade aos meios de transporte não motorizados e coletivos nas políticas públicas de mobilidade urbana.

De acordo com a entidade, o documento foi proposto aos demais candidatos, e Eduardo Jorge foi o primeiro a aderir. Após o ato de assinatura na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, o candidato e um grupo de 25 pessoas seguiram pedalando em direção à Praça da Sé, no centro da cidade.

A carta é composta por 14 itens, entre os quais estão: criar uma rubrica no Orçamento da União para custeio e investimentos em mobilidade ciclística e desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta; estabelecer metas para aumento da participação da bicicleta na mobilidade urbana e rural e elaborar um programa educativo para a criação de uma cultura de priorização dos modos ativos de deslocamento e a humanização do trânsito. Daniel Guth, membro da UCB, acredita que os investimentos favorecem a humanização do espaço público e a democratização do acesso à cidade.

Eduardo Jorge apontou que a mobilidade está ligada à degradação do meio ambiente, aos riscos da poluição, à saúde e à segurança no trânsito. ?Ela está ligada à questão econômica, porque as cidades paradas significam um prejuízo econômico tremendo. Mas, mais do que isso, a mobilidade limpa, predominantemente pública, é uma forma de enfrentar a agressão à saúde do planeta com o aquecimento global e das pessoas?, disse.

O candidato propõe, como primeiro passo, a implantação de bicicletários em estações de trem, metrô e terminais de ônibus. ?Esse é um dos mais rápidos e de maior retorno. Ele integra a bicicleta com o transporte público?, explicou. Eduardo Jorge acredita que é fundamental instalar ciclovias em todas as ruas em que for possível. ?Tem que ter vias segregadas para as bicicletas?, declarou.

Para além dos investimentos em infraestrutura, o presidenciável destaca a educação para uma cultura de paz no trânsito como a medida mais importante. ?Mesmo que São Paulo implante mil quilômetros de ciclovia, que eu espero que ocorra, vamos ter 7 mil quilômetros sem, onde a bicicleta vai conviver com o ônibus, o carro, a moto?, exemplificou.

Editor Beto Coura

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-08/eduardo-jorge-assina-carta-compromisso-pela-mobilidade-urbana

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

974 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções