Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
27/03/2015 | Ele tinha atitudes de grandes mestres

Soriani com Alonso Carmona na Mini Maratona de Itapira

 

 

O tempo passa, mas não apaga da memória de Luis Francisco Soriani, 56, as boas lembranças do seus tempos de aluno do IEEESO (Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira”. E, em meio a tantas recordações, algumas especiais, que incluem a con­vivência com o professor José de Oliveira Barretto Sobrinho, com quem, como afirma, não teve apenas aulas, mas tam­bém lições de vida.

“Tive não apenas aulas com o professor Barretto, mas sim lições de vida, sobrevivência. O Barretto a cada dia nos surpre­endia com sua postura firme, com autoridade dos grandes mestres”, frisa. “Falar que o Barretto era professor só de Educação Física não tem lógica alguma. Ele nos ensinava sobre a vida em família, em equipe, vida cidadã e cobrava de cada um a honestidade e o respeito aos valores do esporte. Tenho muita saudade dos tempos de aluno do professor Barretto”.

Formado em Educação Física pela Puccamp (Ponti­fícia Universidade Católica de Campinas), com curso de pós-graduação em Edu­cação Física Escolar pela Unicamp(Universidade Estadu­al deCampinas) e Metodologia do Treinamento Científico pela Uni- FMU (Faculdades Me­tropolitanas Unidas), Soriani afirma que até hoje aplica os ensinamentos que recebeu do mestre. “Os valores mudaram muito e vivemos um momento muito crítico, principalmente na escola pública hoje, mas das lições que tive com o ‘seo’ Zé ainda procuro destacar, como o respeito a si mesmo e aos companheiros, a conservação dos materiais escolares, o respeito às regras e valores do esporte, a superação das dificuldades e a cooperação e espírito desportivo”, lembra.

Para seguir na carreira que abraçou, Soriani confirma que teve inspiração em Barretto. “Inspirei- me no professor Barretto porque tinha uma forte ligação com o atletis­mo e não conseguia ver essa modalidade desconectada de sua figura”, reconhece.

E, depois de formado, teve a oportunidade de tra­balhar ao lado daquele que norteou sua escolha profis­sional. “Trabalhei com ele no Departamento de Esportes da Prefeitura e na Clínica de Repouso Santa Fé”, recorda. “Nas duas oportunidades como estagiário de Educa­ção Física e foi uma extensão de conhecimentos em áreas distintas, o esporte escolar e tratamento terapêutico psiqui­átrico”. Atualmente Soriani é professor de Educação Física na Escola SESI- Itapira e na Escola Estadual Antonio Caio, além de ser personal trainer.

Como atleta Soriani brilhou em várias provas de pedestria­nismo e participou de eventos importantes em âmbito na­cional. “Participei de provas pedestres das mais variadas e as principais delas talvez tenham sido a São Silvestre e a Maratona do Rio, participei também dos Jogos Universitá­rios, Jogos Regionais da Zona Leste nos cinco mil, dez mil e meia maratona, da Meia Maratona Cândido Moura e de maratonas de revezamen­to”, coloca. “Meus melhores resultados técnicos foram 32min50 nos Jogos Regionais de Piracicaba, conquistando a medalha de prata em 1978 e 2h44min na Maratona do Rio de Janeiro em 1985”.

 

Soriani, Renatinho, Carpi e Osmar Marques em Piracicaba

 

Soriani como guia de Glauco Lauri em prova pedestre

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

646 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções