Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
05/08/2015 | Emoção e festa marcam celebração de 70 anos da Casa da Criança

 O último fim de semana foi de muita festa na Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, no bairro do Cubatão, pela comemoração de 70 anos de fundação da entidade. A programação especial contou com dois dias de cerimônias e apresentações junto a comunidade local. Na noite de sexta-feira, diretores, benfeitores e convidados assistiram ao vídeo institucional e aos relatos e homenagens de ex-assistidos. “Foi maravilhoso e muito emocionante ouvir tantos depoimentos, alguns deles da época da minha avó”, resumiu a psicóloga Celene Sarkis Pegorari, neta da fundadora. Nesse mesmo dia, a Banda Lira Itapirense se apresentou e, em seguida, foi servido o coquetel.

 
O sábado foi voltado para a parte festiva e começou com uma missa solene celebrada pelo padre Érique Fernando Bordini, da Paróquia São Judas Tadeu. Logo após, os alunos da entidade fizeram a apresentação dos projetos desenvolvidos, dentre eles Iniciação Musical, Artes Circenses e Judô e antecederam a confraternização com distribuição de lanches, refrigerante e algodão doce para a comunidade em geral. “O evangelho da missa falava da nossa missão de servir. Nesse momento agradeci a todos os diretores e à minha avó por se dedicarem tanto a essa causa. O coral Madrigal Voxxes cantou durante a missa e também emocionou a todos. Já a apresentação das crianças foi uma coisa linda de se ver”, orgulha-se Celene. Aproximadamente 130 pessoas estiveram presentes na sexta e 140 no sábado.
 
Fundada em julho de 1945, inicialmente a Casa da Criança funcionava como uma creche, a primeira da cidade. A iniciativa foi tomada por Celencina Caldas Sarkis que atendeu ao pedido das funcionárias da fábrica de chapéu do marido que procuravam por um lugar para deixar os filhos durante a jornada de trabalho. Inicialmente foi utilizado um imóvel situado na região central e as amigas de Dona Celencina compuseram a primeira diretoria. Em 1979, a sede foi transferida do casarão de número 334 da Rua Francisco Glicério para sua sede atual, que fica na Rua Silvio Galizoni, 238, no Bairro Cubatão. Em seus 70 anos, o modelo de atendimento passou por modificações, sempre seguindo as diretrizes e regulamentações federais e de acordo com as necessidades econômicas e políticas de cada época.
 
Além do foco no atendimento das crianças e adolescentes, os educadores da Casa da Criança também dão atenção especial à formação de seus assistidos desde 2012 e ensinando valores, respeito ao próximo e administração de conflitos. “Hoje vejo que tudo valeu a pena. Fazemos tudo por amor, mas poças pessoas entendem o real significado de tudo isso”, emociona-se a neta da fundadora que é a atual presidente da entidade.
Celene revela que um dos seus sonhos é abrir a Casa da Criança também no período noturno e aos fins de semana para atender toda a comunidade. “Creio que logo teremos novidades. Estamos próximos de firmar uma parceria importante e nossa proposta é trazer atividades educativas e de lazer, como filmes, aulas de música, teatro, costura, manicure, etc. Deixamos tudo nas mãos de Deus, mas acho que esse sonho eu vou realizar”, instiga sem poder fornecer outros detalhes.
 
A Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis é uma entidade ligada à Secretaria de Promoção Social. Presta atendimento gratuito a 120 crianças entre os seis e 14 anos e onze meses.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1479 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções