Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
26/05/2015 | Encontro discutiu o futuro da educação municipal

 Uma audiência pública realizada na manhã de sexta-feira, 22, no auditório do IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) reuniu autoridades municipais, entidades assistenciais, instituições de ensino público e privadas e sociedade civil com o intuito de discutir e traçar as metas para a Educação em âmbito municipal nos próximos dez anos. O encontro teve início às 8h e prolongou-se até por volta de meio dia.

Na abertura, foram apresentadas as informações gerais do Plano Municipal de Educação e o processo de produção do mesmo. “Uma comissão especial foi formada em 2014 para separar os eixos temáticos e levá-los para discussão em seus respectivos segmentos (escolas particulares, instituições, escolas municipais e estaduais). Depois disso,
 
Encontro reuniu autoridades municipais e sociedade civilforam coletadas informações técnicas – inclusive com informações das secretarias de promoção social e saúde – e em cima desse diagnóstico foram traçadas as metas. A próxima etapa foi levar as discussões aos diretores das escolas e, em seguida, junto aos professores durante as reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo)”, explicou a secretária de Educação, Flávia Rossi.
Após a primeira parte do trabalho, todos os participantes foram divididos em quatro grupos para discutirem as 20 metas do plano. Cada equipe ficou em uma das salas da faculdade e foi responsável por cinco itens, de modo que podiam sugerir alterações, inclusões ou exclusões de termos e dados. Ao término dessa etapa, todos retornaram ao plenário e fizeram a leitura das atas.
 
Agora, todos os documentos voltam para análise da comissão e, posteriormente, vão para aprovação na Câmara. “O prazo nacional de aprovação é 15 de junho e ele deve ser sancionado até dia 25. É importante lembrar que, apesar de ser um plano municipal, muitas demandas estão nas mãos do governo estadual e nacional. Para muitas metas são necessários recursos e em um deles, por exemplo, usamos o PIB (Produto Interno Bruto). Nesses dez anos, o plano pode passar por adequações, mas sempre de acordo com a lei maior, a nacional”, frisou Flávia.
 
De modo geral, a secretária de Educação classificou o encontro como muito positivo, principalmente devido a presença de várias frentes. “Fiquei feliz com a presença de muitos vereadores, entidades que trabalham com inclusão, ensino superior, escolas municipais e estaduais, presença da dirigente regional de ensino Elin de Freitas Montes Claros Vasconcellos, diretores do estado, equipe do CVT, da diretora da ETEC, Débora dos Reis Parejo, dos pais de alunos. Essa união de forças e esforços entre todas as frentes é interessantíssima e faz toda a diferença”. Ela também ressaltou o fato que, diferente de outros municípios, não houve contratação de nenhuma empresa para conduzir o procedimento de coleta de dados que, segundo classifica, foi o mais trabalhoso.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1127 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções