Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
06/07/2015 | Especialista da ONU pede proteção aos direitos humanos na Grécia

Os credores da Grécia deveriam levar em consideração a garantia dos direitos humanos do povo para fechar um acordo financeiro, avaliou o especialista da Organização das Nações Unidas (ONU) Pablo Bohoslavsky. Para ele, maiores medidas de austeridade não ajudarão o país.

?Tenho a impressão de que a União Europeia (UE) se esqueceu que a lei internacional de direitos humanos tem e deveria ter um papel chave nas finanças?, declarou, em Pequim, o especialista em dívida externa e direitos humanos.

Para Bohoslavsky, se ?as partes envolvidas na tragédia grega prestassem mais atenção ao que a lei dos direitos humanos diz, tudo seria mais fácil, sobretudo para o povo grego?.

Após a vitória do não no referendo na Grécia sobre as últimas propostas dos credores do país ? Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional ?, o perito ressaltou que a mensagem do povo grego foi clara: ?não a mais medidas de austeridade?. ?Na verdade, se olhar para os dados, as medidas de austeridade não ajudaram à recuperação do país?, acrescentou.

Bohoslavsky visita a China para debater os direitos humanos nos empréstimos internacionais, como os que serão realizados pelo recém-criado Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (Baii) e o Novo Banco de Desenvolvimento do Brics ? Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Para garantir o respeito e a proteção dos direitos humanos nos países tomadores dos empréstimos, o analista aconselha a criação de um mecanismo independente, que controle o resultado das ações das instituições, ?no qual a sociedade civil deve ter um papel primordial?.

Segundo Bohoslavsky, o Baii e o banco dos Brics terão que gerir "com cuidado" as medidas que adotarão quando um país com problemas econômicos ou financeiros tiver dificuldade para pagar os empréstimos.

O especialista aconselha um alívio da dívida para não criar ?condições dolorosas? que prejudiquem os direitos humanos ao país tomador do empréstimo e evite cair em erros cometidos por instituições semelhantes.

?O Baii e o Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics devem lutar por um bom histórico de gestão de riscos, de consulta com as pessoas e as comunidades, e mostrar que os projetos financiados por eles evitarão e atenuarão os impactos sociais negativos melhor que outras [instituições]?, defendeu Bohoslavsky.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-07/perito-da-onu-pede-mais-protecao-aos-direitos-humanos-na-grecia

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1469 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções