Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
11/07/2015 | Exposição fotográfica na Casa da Cultura revive Revolução de 1932

 

 
Aberta na tarde do feriado do Soldado Constitucionalista, celebrado na quinta-feira, a exposição “1932| A Cor da Guerra” transporta para a realidade vivida nos campos de combate itapirenses durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Além de historiadores envolvidos na elaboração da mostra, a cerimônia contou com a participação do prefeito José Natalino Paganini (PSDB); do secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino; do historiador Plínio Magalhães da Cunha – idealizador do Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ –, do presidente e chefe do Grupo de Escoteiros de Itapira, Fernando Palmieri; do 1º Tenente PM Leonardo Botelho da Polícia Militar – na oportunidade representando o Capitão PM Antônio Marcos Sanches de Toledo, e do historiador Arlindo Bellini.
Parte do acervo de imagens do Núcleo MMDC de Itapira “Cel. Francisco Vieira” passou pela intervenção artística do fotógrafo e designer Paulo Bellini, que conferiu cores ao registro histórico. “Ao todo são 25 fotografias que passaram pelo tratamento digital e destas 18 já estão expostas. Foi um trabalho que envolveu muita pesquisa para que conseguíssemos aproximar a coloração à realidade da época”, explicou o artista. 
 
Itapirense, ele relata que já era familiarizado com a história dos combates que ocorreram na cidade, mas se aprofundou um pouco mais no assunto recentemente, justamente quando foi acionado pelo presidente do Núcleo MMDC de Itapira, Éric Apolinário, para integrar o projeto da exposição. “As fotos estão há mais ou menos um mês e meio comigo. Dependendo da qualidade e dos detalhes das fotos, o tratamento durou duas horas ou mais. Esse tipo de trabalho já é realizado em outros locais, mas com fotos da Segunda Guerra Mundial e trouxemos para a nossa história local”, disse. “Não queremos substituir o registro histórico. É uma visão diferente da Revolução de 32 de modo a trazer os jovens para ver algo diferente e repensar algo que a gente já conhece ou não. Estamos tentando resgatar um pouco da nossa história como município e também do Estado de São Paulo”, concluiu.
A exposição permanece aberta a visitação até o próximo dia 31. Conforme lembrou Apolinário, a mostra tem caráter itinerante e deve seguir, inclusive, para Socorro e São Paulo. “Mas as fotos ficarão aqui no museu. Entendemos que por esse feriado cair no período de férias escolares os estudantes precisarão de mais tempo para visitar, portanto já estudamos prolongar a exposição”, adiantou.
 
O Museu Municipal Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’ fica situado na parte interna do Parque Juca Mulato e é aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 13h às 17h15. Aos domingos, funciona das 8h30 às 11h30. Visitas monitoradas de grupos e escolas devem ser agendadas através do telefone (19) 3863-0835 ou pelo e-mail [email protected]. A exposição é realizada pelo Núcleo MMDC de Itapira “Cel. Francisco Vieira” em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo.
 
 
Fotos: Renato Coraça Silva
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

999 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções