Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
23/07/2015 | Feira de troca de livros chega à terceira edição e muda para local mais amplo

 

De caráter beneficente e com o intuito de fomentar a cultura e o gosto pela leitura entre os munícipes, a Feira de Troca de Livros alcança sua terceira edição no próximo domingo no salão paroquial da Igreja Santo Antônio. O evento tem início às 14h e é promovido pelo Clube do Livro ‘Outra Xícara Por Favor’, que hoje conta com 35 membros que se reúnem a cada duas semanas, sempre aos sábados, na Casa da Cultura João Torrecillas Filho.

 
Para participar é necessário levar um livro de literatura e um produto de higiene pessoal (pasta de dente, sabonete, dentre outros) e apresentá-los na entrada da feira. O participante receberá um cupom que pode ser usado para adquirir qualquer livro que estiver disponível na banca. Títulos infantis, didáticos, técnicos, religiosos e de auto-ajuda não serão aceitos pela troca pelos de literatura. Esses gêneros estarão disponíveis na categoria ‘Outros’ e serão trocados apenas por um produto de higiene.
 
Dentre as principais novidades para esse ano, além da mudança de local (anteriormente era na sede do Motoclube Medievais, na Avenida dos Italianos), é a presença da livraria itinerária Livrando, que estará comercializando títulos, o espaço de café organizado pelo Empório das Tortas, a presença da ONG Anjos Sem Asas, que comercializará produtos para arrecadar fundos para os animais acolhidos, e de Camila Pellegrini, autora do livro “Sombras do Medo”, que estará vendendo exemplares, autografando e falando um pouco sobre seu trabalho. Para as crianças haverá contação de história. Um concurso cultural também está sendo promovido. Os participantes deverão escrever um texto de até 30 linhas sobre os temas ‘Eu, leitor’, ‘O papel do professor em minha vida’ ou ‘Memórias de infância’.
 
 Os materiais devem ser enviados até o próximo dia 20 com a identificação do autor para o endereço eletrônico [email protected]. O vencedor será anunciado durante a feira e receberá como prêmio um kit com um livro e brindes.
Nas feiras ocorridas em 2013 e 2014, o público estimado foi de 150 e pouco mais de 200 pessoas, respectivamente, sendo que no ano passado o número de trocas se aproximou de mil. Para esse ano, uma das organizadoras – a advogada Marina Risther Razzo – diz que a expectativa é que esse número seja superior. “Se utilizarmos como parâmetro as confirmações do evento no Facebook, já estamos beirando as 700. Acreditamos que não só todas as novidades, como o fato desta edição se realizar em lugar maior, irá atrair um bom público”, relatou.
 
Para angariar fundos e cobrir todos os custos da organização do evento, que tem início entre o fim de janeiro e início de fevereiro, o Clube do Livro realiza diversas ações como vendas de rifas e pizzas, além da busca por patrocinadores. “Este ano compramos mais de 120 livros novos para a feira e conseguimos mais de 20 patrocinadores. Ficamos muito felizes ao ver as empresas locais apoiando nosso projeto”.
 
Para Marina, além do caráter beneficente a feira proporciona a oportunidade de disponibilizar literatura de qualidade pras pessoas e ajuda a suprir a ausência de uma livraria física na cidade e o alto custo das obras. “Com a feira, damos a oportunidade das pessoas renovarem o acervo, sem custo algum. É uma forma simples e divertida de levar literatura pra população. E claro, o caráter beneficente da feira é muito importante. Um sabonete ou uma pasta de dente é algo de baixo valor para a maioria das pessoas, no entanto, para as instituições que ajudamos, vale muito”. Ela adiantou que as entidades auxiliadas esse ano serão a Casa do Pão e a Casa Transitória, porém uma terceira poderá ser escolhida dependendo da quantidade de produtos arrecadados.
 
A mudança de local também é algo que já vinha sendo discutido desde a edição passada e se tornou necessária devido o aumento do público e a pretensão de fazer o evento crescer a cada ano. Segundo a organizadora, esse ano será como um termômetro para medir o nível do evento, mas que por hora não há a intenção de aumentar o número de edições ao ano, uma vez que demanda de muito trabalho e tempo para realizá-la.
 
 
O Clube do Livro ‘Outra Xícara Por Favor’ reúne membros dos 16 até mais de 50 anos e é focado na discussão de livros de gêneros variados e produção de textos. Os que tiverem interesse em participar podem contato através do e-mail [email protected]. Detalhes sobre a III Feira de Trocas de Livro podem ser encontradas pelo evento criado na rede social Facebook ‘III Feira de Troca de Livros Beneficente do “Clube do Livro Outra Xícara Por Favor”’.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1061 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções