Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
23/11/2014 | Festival de Música de Câmara apresenta 44 concertos em SP

Para desmistificar a música de concerto e aproximá-la ao público, dez unidades do Sesc vão sediar 44 apresentações de música de câmara (executada por pequeno número de músicos). O Festival Sesc de Música de Câmara começa na quarta-feira (26), nas unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Consolação, Pinheiros e Vila Mariana, na capital paulista, e também nas cidades de Araraquara, Santo André, São Carlos, Santos e Sorocaba.

Até o dia 7 de dezembro, 12 grupos se apresentarão no festival, entre eles, Cristian Budu, Cristina Ortiz, Toninho Ferraguti & Quinteto de Cordas e Os Músicos de Capella & Luís Otávio Santos.

?O que entendemos por música de câmara é a música de escrita clássica, culta, mas em vez de ser escrita para grandes conjuntos sinfônicos, ela é escrita para pequenos grupos que podem ser instrumentais, vozes ou mistos, ou seja, instrumentais com vocais?, explicou Cláudia Toni, curadora do festival.

Um dos objetivos do festival é formar plateia para a música de concerto no país. ?Por uma questão de tradição no Brasil, a música sinfônica predomina, e o espaço para a música de câmara é muito restrito. Ela [música de câmara], que deveria ser uma música bastante cultivada já que é possível de ser feita em cidades e espaços físicos menores, acaba não existindo como opção de programação?, disse a curadora.

?A ideia [de fazer o festival] surgiu um pouco disso: de como a gente podia suscitar esse interesse por essa música tão rica, feita por formações muito diferentes e trazer novas plateias pouco habituadas a essa música?, acrescentou.

O preço dos ingressos varia de R$ 9 a R$ 60 e são vendidos, pela internet, no site do Sesc. Além dos concertos, o festival vai promover quatro workshops para músicos brasileiros. Mais informações e a programação do evento podem ser obtidas no site do Sesc.

Editor Talita Cavalcante

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-11/festival-de-musica-de-camara-apresenta-44-concertos-em-sp

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

878 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções