Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
20/07/2016 | Festival de música tem vários concertos gratuitos até sábado

 Os aficionados por música clássica têm a oportunidade de desfrutar de programação eclética até o dia 23, no 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). Orquestras, grupos de câmara, professores e estudantes integram a intensa maratona de apresentações, sempre às 18h, na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), e às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. A entrada é gratuita.

A direção artística e pedagógica do Feimep é do violoncelista piracicabano André Micheletti, professor da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto, que defende a democratização do acesso à música clássica. “É o Festival da inclusão, que mescla educação e cultura, por isso o chamamos de verdadeiramente democrático”.

Para a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, a música clássica faz parte da história da cidade. “Formamos, há décadas, grandes nomes. A Escola de Música fundada pelo maestro Ernst Mahle está entre as responsáveis por esta projeção, e temos ainda a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, um dos conjuntos de maior longevidade no país. Todos estes fatores atuaram, de forma embrionária, para a concepção do Feimep.”

Realizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural, com organização da Manifesta Cerimonial, o Feimep é caracterizado pela mescla na programação. Entre as atrações no Teatro do Engenho estão o Quarteto Romanov, com o espetáculo Jóias Russas (quarta, 20), e o bandolinista Danilo Brito (quinta, 21), que apresenta as canções do seu quinto álbum, exclusivo de composições autorais.

O Feimep recebe instrumentistas de reconhecida atuação na música clássica. Desde a segunda-feira, 18, eles dedicam-se às masteclasses com os jovens estudantes, mas também há um momento em que sobem ao palco para mostrar suas qualidades artísticas. É o que acontece nesta sexta-feira, 22, às 20h, no Teatro do Engenho, no concerto que reúne os brasileiros Daniel Guedes (violino), Alexandre Razera (viola), Sérgio de Oliveira (contrabaixo), além dos violoncelistas Minna Rose Chung, Alessandro Borgomanero e André Micheletti.

O encerramento acontece no sábado, 23, às 20h, com a Orquestra Acadêmica, composta por alunos do Festival, no Teatro Erotídes de Campos. O programa traz Serenata para cordas, op. 20, em mi menor, de E. Elgar, e Eine Kleine Nachtmusik, K.525, de W.A.Mozart, além da peça Mourão, de Guerra-Peixe. A regência acontece em alternância entre o maestro Jamil Maluf e dois instrumentistas do 2º Encontro de Jovens Regentes, curso que faz parte da programação pedagógica do Festival.

Uma das novidades desta edição são os Concertos ao Anoitecer, às 18h, na Empem, tendo como atrações a diva-mirim do jazz Bebé Salvego e Família, com participação de Christy Choi ao violoncelo (quarta, 20), além do trio Lucas Farias (violino), Marina Martins (violoncelo) e Liliane Kans (piano), na quinta, 21. Na sexta, 22, jovens instrumentistas apresentam repertórios diversificados, em formações solo, duo, quarteto e quinteto.

A programação artística do Feimep teve início no dia 17, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, regida por Jamil Maluf e solo de Rosnei Tuon, violinista piracicabano radicado na Suíça. Também se apresentaram Fukuda Cello Ensemble, Bebé Salvego, Jean William, Quinteto BrasSampa, Coro Infantil da Empem e Quarteto Safira.

Para todos os espetáculos os ingressos estão disponíveis uma hora antes, sendo que a organização do 7º Feimep incentiva a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol do Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

PEDAGÓGICO – Os 177 estudantes, entre 6 e 58 anos, são provenientes de São Paulo, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins, além do Distrito Federal. Há também dois estudantes do exterior, vindos da Colombia e da Alemanha.

O Feimep tem como patrocinadores culturais o Jornal de Piracicaba e a Revista Arraso e como apoiadores o Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Cultura Artística, Empem, Associação Amigos Mahle, Hermann's Restaurante, Padaria Rivana Delicatessen, ArcelorMittal, Simespi e Rádio Educativa FM.

SERVIÇO – 7º Feimep. De 17 a 23 de julho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central) e Empem (rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto). Entrada gratuita. A bilheteria abre uma hora antes. Informações: (19) 3413-5212 e www.feimep.com.br

Programação artística

Teatro Municipal Erotídes de Campos

20 de julho – quarta-feira – 20h
Espetáculo Joias Russas, com o Quarteto Romanov

21 de julho – quinta-feira – 20h
Show de Danilo Brito

22 de julho – sexta-feira – 20h
Concerto dos professores do Feimep

23 de julho – sábado – 20h
Concerto de encerramento do Feimep
Orquestra Acadêmica do Feimep
Regência: Jamil Maluf e alunos do 2º Encontro de Jovens Regentes

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Concertos ao anoitecer
De segunda a sexta-feira, às 18h

20 de julho – Quarta-feira
Bebé Salvego e Família
Convidada especial: Christy Choi (violoncelo)

21 de julho – Quinta-feira
Lucas Farias (violino), Marina Martins (violoncelo) e Liliane Kans (piano)

22 de julho - Sexta-feira
Recital dos alunos do 7º Feimep

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1075 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções