Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
28/11/2016 | Fillon vence segundo turno das primárias do Partido Conservador da França

O ex-primeiro-ministro da França François Fillon venceu o segundo turno das primárias do Partido Conservador nesse domingo (27), e é o escolhido para representar o maior partido da oposição na corrida presidencial francesa de 2017, de acordo com resultados das parciais do segundo turno.

Depois de alcançar 8.081 de um total de 10.228 votos, o político liberal de 62 anos liderou o segundo turno com 67,4% dos votos, contra seu rival moderado, Alain Juppé, que obteve 32,6% enquanto a apuração ainda estava em andamento.

"É uma vitória fundamental construída sobre as convicções e, progressivamente, senti que essa onda quebrou todos os cenários previstos com antecedência. Minha abordagem foi entendida", disse Fillon aos apoiadores.

"O futuro está à nossa frente, temos todos os recursos para ser uma nação soberana, para liderar a Europa. Agora, tenho o dever de convencer todo o país de que nosso projeto é o único que pode nos erguer," acrescentou.

Servindo como primeiro-ministro entre 2007 e 2012, sob a liderança do presidente Nicolas Sarkozy, que foi derrotado no domingo passado, Fillon estava atrás nas eleições das primárias há meses, sob o duelo Juppe-Sarkozy. Ele se recuperou de forma espetacular uma semana antes da primeira rodada das primárias.

Defendendo reformas pró-mercado, Fillon apresentou um "projeto mais radical," com base em 500 mil empregos no setor público, duas vezes mais do que prometeu Juppe, baixando os impostos corporativos e propondo que as pessoas trabalhem mais, em um movimento para diminuir os gastos públicos e revitalizar a economia.

Sobre a política externa, ele expressou sua posição em relação à Rússia, pedindo que Paris e Moscou "se sentem à mesma mesa" para reforçar os laços bilaterais e ajudar a acabar com a guerra na Síria e no Iraque.

Admitindo sua derrota, Juppe, 71 anos, inicialmente franco favorito para as eleições, "parabenizou François Fillon pela grande vitória". "Eu o apoio e desejo boa sorte em sua campanha presidencial e que vença em maio," disse ele aos apoiadores após a divulgação dos resultados.

A participação no segundo turno nesse domingo alcançou mais de 2,9 milhões de pessoas, 4,5% a mais do que na primeira rodada e muito além da expectativa anterior do partido, que era de 2 milhões.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-11/fillon-vence-segundo-turno-das-primarias-do-partido-conservador-daDa Agência Xinhua

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

882 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções