Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
11/02/2016 | Grandes potências fecham acordo para ?cessar hostilidades? na Síria

Os principais atores do conflito sírio chegaram a um acordo na noite desta quinta-feira (11) para ?cessar as hostilidades? na Síria dentro de uma semana e garantir acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária.

Grandes potências fecham acordo para cessar hostilidades na Síria

O acordo assinado também vai garantir acesso intensificado dos civis sírios à ajuda humanitária Sven Hoppe/EPA/Agência Lusa

?Acordamos uma cessação das hostilidades em todo o país no prazo de uma semana?, disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, durante uma conferência de imprensa. Não haverá cessar-fogo contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

O acesso à ajuda humanitária será ampliado a uma série de cidades, segundo Kerry.

Os EUA e a Federação Russa vão controlar as ?modalidades? de concretização da paralisação das hostilidades, acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

A paralisação das hostilidades envolve todos os grupos armados, exceto ?os grupos terroristas Estado Islâmico e Al-Qaida?, especificou Kerry.

?Também decidimos acelerar e alargar o fornecimento de ajuda humanitária desde agora? a uma série de cidades cercadas, acrescentou o norte-americano, mencionando, entre outras, Deir Ezzor, na Região Leste da Síria, que está sitiada pelo Estado Islâmico.

Um grupo de trabalho dirigido pela Organização da Nações Unidas vai reunir-se hoje em Genebra, para realizar a vertente humanitária, que prestará contas semanalmente.

As negociações intersírias, suspensas no início de fevereiro, devido a uma ofensiva do regime, apoiado pela aviação russa, contra os rebeldes, devem ?recomeçar assim que possível?, acrescentou Kerry. Segundo Lavrov, estas negociações devem ocorrer ?sem ultimatos nem pré-condições?.

 

Matéria atualizada às 23h44 para acréscimo de informação

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-02/grandes-potencias-fecham-acordo-para-cessar-hostilidades-na-siria

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

776 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções