Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
01/08/2014 | Grupo de artesanato realiza novas atividades

 

 

Dando sequencia nas atividades programadas para o grupo de artesanato de Itapira cadastrado pelo COMTUR, os profissionais realizaram nas duas ultimas semanas as seguintes ações:

Dia 15 de julho - Visita na AssociArte (Associação de Artesanato), em Monte Alegre do Sul (SP).

Objetivo: Conhecer uma associação do setor formalizada.

Resumo da experiência: Apesar do grupo ainda estar em formação e de ainda ser muito cedo para abordarmos o assunto da formalização de uma associação, a visita foi de grande importância para fortalecer a questão da união e a realização de parcerias de trabalho. Na ocasião fomos recebidas pela presidente da associação Cidinha Souza Pinto e outras associadas, que além de contar como foi o início do trabalho com o grupo, ainda nos mostraram com é que elas organizam o trabalho dentro da AssociArte, com relação aos turnos de trabalho, vendas e outros.

Participação: 14 pessoas.

Dias 19 e 20 de julho – Participação na I Feira de Expositores Rurais, que aconteceu dentro da programação do II Festival de Inverno de Itapira.

Objetivo: Exposição e venda dos produtos artesanais produzidas pelo grupo

Resumo da experiência: Apesar do convite para a participação na feira ter acontecido bem no inicio do trabalho com o grupo, com o objetivo de não perder a oportunidade, foi decidido entre eles participar do evento mesmo que fosse de forma simples. Atitude que deu continuidade na integração entre os profissionais, além de contribuir como uma experiência para a o planejamento de uma nova ação do gênero.

Participação: 8 pessoas.

Dia 25 de julho - Visita na Mega Artesanal (feira do setor de artesanato), em São Paulo.

Objetivo: Conhecer novas técnicas e tendências do setor, realizar contato com fornecedores de material e equipamentos, realização de cursos e compras de materiais.

Resumo da experiência: As experiências relatas pelos artesãos nos mostrou que a atividade cumpriu todos os objetivos pelo motivo na qual selecionamos a feira para fazer parte da programação de ações do grupo. Além de profissionais que já conheciam a feira, tivemos a participação de pessoas que nunca tinham imaginado de um dia poder visitar uma exposição desse porte no setor de artesanato.

Participantes: 15 pessoas.

 

Resumo geral: De forma geral todas as ações serviram como uma amostra do que uma organização entre esses profissionais podem gerar em termos de oportunidades, seja de vendas, contatos, aperfeiçoamento entre outros. Outro fator positivo que ocorreu durante esse período foi a realização de novos cadastros, tivemos a adesão de mais 12 profissionais interessados em participar do grupo, que chega hoje no total de 32 pessoas.

 

 

Próximas ações de acordo com a nossa programação:

Mês de Agosto – Curso: Juntos Somos Fortes (SEBRAE)

Mês de Setembro – Palestra: Tudo que o Microempreendedor Individual precisa saber para estar legal (SEBRAE)

Ambas as atividades são gratuitas, porém exclusivas para os profissionais cadastrados, sendo que para participar deverão preencher uma ficha de cadastro do SEBRAE que será encaminhada aos artesões pelo COMTUR.

Realização: Conselho Municipal de Turismo - COMTUR de Itapira.

Parceria: SEBRAE-SP

Apoio: Prefeitura Municipal de Itapira e Secretaria de Cultura e Turismo.

Observação: com relação a quantidade de pessoas relatadas em cada ação, não se tratam das mesmas pessoas. Por conta de outros compromissos cada profissional participou no dia em que tinha disponibilidade. Assim, do cadastro inicial (20 pessoas) podemos considerar que 100% dos cadastrados participaram de alguma ação.

 

Wanella D’Avila Bitencourt

Presidente COMTUR Itapira

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

690 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções