Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
19/01/2015 | Impasse entre trabalhadores e Usina deixa clima tenso na porta da empresa

Viaturas da PM passaram a transitar no local desde quarta-feira

 

A sema­na passada manteve a indefinição a respeito da situação das dezenas de trabalhadores da Usina Nossa Senhora Aparecida, a grande maioria deles sem receber salários há três meses e sem 13º salário. Após a eclosão de protestos coletivos no finaldo ano pas­sado, ao longo desta semana foram observados fatos que demonstram que o impasse criado pode descambar a qualquer momento para situações indesejadas.

Na quarta-feira de ma­nhã, o Sindicato dos Tra­balhadores na Indústria de Alimentação de Itapira promoveu uma assembleia com cerca de 200 traba­lhadores em frente a en­trada principal da sede da empresa. Segundo o presidente do Sindicato, José Emílio Contessotto, a assembleia foi convocada para fazer uma avaliação do movimento. O sindicalista disse que percebeu que os ânimos estavam exaltados e por isso deixou o local.

Manifestantes retiraram um caminhão que estava no estacionamento da empresa e o colocaram atravessado, impedindo acesso de outros caminhões que iam retirar álcool e açúcar. Uma tes­temunha disse que a ação foi muito rápida e pegou os trabalhadores que fazem a segurança da empresa de surpresa. “Um grupo entrou no estacionamento, enquanto que um deles trouxe o caminhão e o co­locou atravessado na rua, retirando a chave”, disse o rapaz que pediu para ter a identidade preservada.

Na frente da guarita da entrada principal, foi for­mada uma espécie de bar­ricada com uso de madeira e pneus, que acabou sendo queimada por volta do meio dia de ontem. Na tarde de quinta-feira, a Defesa Civil foi solicitada para debe­lar um incêndio ocorrido num canavial localizado nos arredores. Segundo testemunhas, os manifes­tantes impediram a saída da brigada anti-incêndio da própria Usina. Existe a suspeita de que manifes­tantes possam estar por detrás do incêndio.

Com o acirramento dos ânimos, viaturas da Polícia Federal passaram a circular pelo local. Na tarde de quin­ta-feira, o advogado Edson Luiz Neto, que representa o Sindicato da Alimentação compareceu ao local. Disse que não havia nenhuma novidade. “A situação está ficando insustentável. Evi­dentemente que todos nós orientamos as pessoas para que não cometam nenhum tipo de excesso, mas você há de convir que numa si­tuação onde não recebe salários há três meses, fica mais difícil manter as coisas em ordem”, raciocinou. Neto apontou para uma outra situação ainda mais grave. “Cada dia que passa sem que haja uma solução para a questão trabalhista, menor a possibilidade do início da safra deste ano. Se não tivermos safra, aí tudo vai estar irremediavel­mente perdido”, sinalizou. A única forma , segundo ele, de uma tentativa de normalizar a situação seria a imediata quitação dos salários e demais direitos dos trabalhadores. Ele considera válida todas as formas de pressão para forçar o acerto do que é devido aos trabalhadores desde que não configurem qualquer transgressão ao sistema legal.

Encontro

Segundo ainda informou o advogado, foi realizado na cidade de Catanduva-SP na quarta-feira, um encon­tro de representantes do Grupo Virgolino de Oliveira com representantes de trabalhadores das quatro cidades onde o grupo possui usinas: Itapira, Catanduva, José Bonifácio e Monções. Estavam presentes, segundo Luiz Neto, 13 sindicatos que representam cerca de 6,5 mil trabalhadores.

De Itapira participaram João Batista Araújo, presi­dente do Sindicato Rural local, e os diretores do Sin­dicato da Alimentação, Re­ginaldo Aparecido Batista e Décio Apolinário. Segundo informação dos sindicalis­tas, nada de concreto foi acertado. “Propuseram algumas medidas paliativas, mas nada a respeito do pagamento de salários”, disse Apolinário.

 

Reginaldo Batista, João Batista Araújo e Décio Apolinário

 

O advogado Edson Luiz Neto conversa com policial deslocado para a entrada principal da Usina: situação incômoda

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1130 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções