Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
27/03/2015 | Inca usa grafite como mensagem contra o tabagismo

 

Painel gigante feito pelo grafiteiro Tito no muro do Instituto Nacional do Câncer, na zona portuária, do Rio de Janeiro, alerta sobre o tabagismo (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

História em quadrinhos do grafiteiro Tito alerta para os males do tabagismoTânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aproveitou o Dia do Grafite, hoje (27), para lembrar os malefícios do cigarro. Na lateral do prédio do instituto, na zona portuária, no Rio de Janeiro, foi inaugurado um painel de 400 metros quadrados com uma cena do livro Zé Ninguém, do grafiteiro nova-iorquinho Tito. A cena é da primeira história em quadrinhos do mundo criada nas ruas.

?A história do Zé Pequeno não tem final feliz, mas essa é uma adaptação para falar às crianças. Achei um jeito leve e divertido de fazer o alerta sobre o cigarro?, disse Tito, que vive no Brasil há 11 anos e espalhou cenas de seu livro por todo o Rio. A saga de Zé Pequeno, personagem principal, começa na rodoviária, de onde parte em busca de seu grande amor, Ana.

O grafiteiro diz que procurou usar elementos da realidade infantil para mostrar como o cigarro é tóxico. ?O vilão do livro tem um robô que usa como arma um maço de cigarro. Em uma hora, ele [sem querer] solta a fumaça de cigarro e prova do próprio veneno, que é o veneno do cigarro? conta Tito, alertando para letalidade do tabagismo.

O cigarro é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer, sendo 200 mil só no Brasil. É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo e está relacionado a mais de 50 doenças, como a impotência sexual e a infertilidade masculina.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de fumantes está em queda. O levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2013 mostra que o número de fumantes caiu para 11,3% da população. O percentual era três vezes maior no final da década de 1980. A meta do ministério é chegar a 9% até 2022.

Editor Beto Coura

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-03/inca-inaugura-grafite-contra-o-tabagismo-no-rio

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1123 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções