Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Abril de 2024
Notícia
05/01/2017 | Incêndio em Cubatão é controlado pelos Bombeiros

Por volta das 21h, o incêndio que atingia uma das unidades da Vale Fertilizantes, no Complexo Industrial de Cubatão, no litoral de São Paulo, foi controlado pelos bombeiros e estava em fase de rescaldo. O fogo começou por volta das 15h, com a explosão em uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio.

O prédio teve evacuação imediata e nenhum funcionário ficou ferido. De acordo com a empresa, não há previsão para retorno dos funcionários às atividades.

Por volta das 16h30, os bombeiros informaram que um dos tanques da empresa explodiu, provocando um grande vazamento de nitrato de amônia. Um dos bombeiros precisou ser levado ao Pronto-Socorro por inalação de fumaça, mas foi descontaminado e não apresentava ferimentos, segundo a corporação.

O acesso à Avenida Engenheiro Plínio de Queiroz, que leva à margem esquerda do Porto de Santos, para o motorista que segue na Rodovia Cônego Domênico Rangoni chegou a ser bloqueado devido à ocorrência. No entanto, o acesso já foi liberado após o controle do incêndio.

Aquecimento

O Sindicato dos Químicos da Baixada Santista disse, em entrevista à Rádio Nacional, que um funcionário havia avisado a empresa sobre um aquecimento anormal na correia transportadora que sofreu uma explosão e causou um incêndio na tarde de hoje (5).

?Pelos informes que temos preliminares, ela [correia] estava com aquecimento. Se ela estava com aquecimento, até por ser uma esteira que transporta um produto inflamável [nitrato de amônia], um produto que serve de base para explosivos, deveria ter sido parado o sistema e feito o reparo?, disse Marco Antônio do Vale, coordenador da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista.

A Vale Fertilizantes disse que a informação do sindicato não procede e que a empresa não tinha recebido tal alerta. Segundo a empresa, o controle das operações é rígido e, diante de qualquer risco, as atividades são paralisadas.

Cetesb

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse, em nota, que seus técnicos chegaram ao local às 15h30 de hoje para acompanhar o incêndio. Segundo a gerência da Agência Ambiental de Cubatão, da Cetesb, o incêndio obrigou a evacuação da população no entorno da área industrial, afetando as empresas Yara Fertilizantes e Cesari, além de uma outra unidade da Vale Fertilizantes.

?Por precaução, os técnicos da Cetesb, considerando a intensidade da pluma que se formou na atmosfera, sugeriu à Defesa Civil do município de Cubatão a promover a evacuação da comunidade Mantiqueira que fica nas proximidades da empresa Usiminas, que também foi evacuada. Os moradores dessa comunidade foram retirados com a utilização de três ônibus disponibilizados pela empresa e levados para uma escola do município?, diz a companhia.

Por volta das 19h15, os técnicos da Cetesb encontravam-se no local das operações para uma melhor avaliação da situação, para tomar medidas para amenizar os impactos ambientais do incêndio. Além disso, a companhia utilizou um veículo drone para monitorar a área. Segundo o órgão, não há maiores riscos, embora o nitrato de amônio possa causar irritações nos olhos, na pele e no trato respiratório.

Matéria atualizada às 22h06 para acréscimo de informações

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-01/incendio-em-cubatao-e-controlado-pelos-bombeirosCamila Boehm ? Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1419 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções