Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
23/10/2014 | Incra reconhece comunidade quilombola no Paraná

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu uma área de 2,9 mil hectares no Paraná como território remanesceste de comunidades quilombolas. A portaria foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União. Um hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial.

Localizada a cerca de 350 quilômetros de Curitiba, a área fica na Reserva do Iguaçu e abriga a comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha. Segundo representantes do Incra, com a portaria as 400 famílias que vivem no território terão direito ao uso e, posteriormente, à posse das terras.

Desde 2011, conforme o instituto, 31 territórios já foram reconhecidos como comunidades quilombolas. O processo começa como o autoconhecimento das comunidades, que pedem à Fundação Cultural Palmares para que sejam certificadas como remanescestes de quilombos. Com a certificação, o Incra abre processo, que pode culminar com a posse definitiva do território.

Editor Armando Cardoso

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/incra-reconhece-comunidade-quilombola-no-parana

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1522 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções