Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2024
Notícia
06/07/2015 | Início de inverno seco reforça necessidade de economia de água
 
Nas imediações da estação da captação o Ribeirão da Penha mostra vazão satisfatória.

O mês de junho fechou com baixo índice pluviométrico. Com efeito, os três principais mananciais que abastecem a cidade estão com seus níveis bastante comprometidos, o que causa enorme preocupação por causa da tendência própria do inverno em não registrar volumes expressivos de chuva.

Segundo as anotações do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), choveu no mês passado 36,7mm, sendo que 34,3 mm registrados na virada de maio para junho, ou seja, foram praticamente 30 dias sem registro de chuva. Em junho de 2014, foram 10,7 mm.

Nas estatísticas do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), que possui uma estação automática de coleta instalada na sede da Usina Nossa Senhora Aparecida, os dados são ainda piores, 4,1 mm durante todo o mês. A referida estação constatou ainda que o início de inverno até a semana passada foi caracterizado por temperaturas baixas a partir da madrugada até o final da manhã, quando em alguns casos houve registro na madrugada de temperaturas com até 10 graus positivos no dia 26.
O engenheiro Lucas Gardinalli, da equipe técnica do SAAE, afirmou que a autarquia está bastante atenta à vazão do Ribeirão da Penha. 

“Realizamos monitoramento todo os dias para aferir o nível de vazão e nada de anormal tem sido registrado”, contou. A vazão junto a estação de captação tem apresentado 1,55 metros de profundidade, mais do que o suficientes para garantir o abastecimento segundo Gardinalli.

Ele adiantou ainda que pelo menos por enquanto o plano de contingenciamento elaborado para um período mais crítico - como ocorreu no ano passado - continua engavetado. “Pelo menos por enquanto estamos focalizando a questão da conscientização das pessoas, para que economizem água. É importante que cada um dê sua contribuição”, recomendou


Na Ponte Nova a corredeira do Rio do Peixe já está enfraquecida deixando a mostra muitas pedras


O Rio Manso, também abaixo de sua vazão normal



O Rio do Peixe, perto da Vicinal Itapira-Guaçu, também com vazão


 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

676 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções