Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
30/01/2015 | Integrantes da CUT fazem ato no Rio para cobrar cumprimento de relatório da CNV

Integrantes de sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) fizeram um ato hoje (30) na Praça Lamartine Babo, em frente ao 1º Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, onde, durante a ditadura, funcionou o Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi).

A manifestação, que fez parte da programação de dois dias do Encontro Nacional das Comissões da Verdade dos Sindicatos Cutistas e terminou nesta sexta-feira, foi organizada em parceria com a Federação Americana do Trabalho e o Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), maior central sindical norte-americana.

Entre os manifestantes, estavam anistiados e ex-presos políticos. O ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) Gilney Viana recordou o dia em que foi levado preso para o DOI-Codi. ?Fui torturado a noite inteira, pau de arara, choque elétrico, afogamento, palmatória, todo tipo de tortura que eles usavam na época. No dia seguinte fui torturado também e em mais algumas vezes. Fiquei 36 dias aqui no DOI-Codi?, contou, emocionado.

Gilney ainda passou pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), onde foi submetido a tortura psicológica, pela Ilha Grande, por Minas Gerais e ainda ficou preso dois anos e meio na Penitenciária Frei Caneca, no centro do Rio. ?Cumpri nove anos e dez meses e não saí com anistia, não fui anistiado. Eu só saí sob liberdade condicional e cumpri integralmente minha pena até o final de 1984. Até 1984 fiquei sob a guarda da Justiça Militar.?

O coordenador da Comissão Nacional Memória, Verdade e Justiça e secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, foi um dos coordenadores do encontro. Segundo ele, 20 sindicatos ligados à central têm comissões da Verdade e a intenção é que este número cresça. De acordo com Solaney, o objetivo da manifestação foi destacar que a Comissão Nacional da Verdade (CNV) preparou o relatório com a conclusão das investigações sobre os casos de desrespeito aos direitos humanos durante a ditadura no Brasil. ?É um ato simbólico, um ato importante. Para nós, é fundamental resistir e registrar. Lutar para que o resultado da Comissão Nacional da Verdade não fique no Arquivo Nacional. Nós não queremos ser revanchistas, queremos que se faça justiça?, analisou.

Solaney destacou, no entanto, que agora é o momento deo relatório entrar na pauta dos movimentos sociais e populares, do Congresso e do governo. O sindicalista defendeu que é preciso exigir o cumprimento das recomendações do documento. ?Por exemplo, a instauração de inquérito que culmine com a prisão dos torturadores. Apresentaram nome e sobrenome de militares que perpetraram crimes de lesa-humanidade e que não prescrevem, então não se justifica a Lei da Anistia.?

A americana Jana Silverman, que trabalha no Centro de Solidariedade do AFL-CIO, em São Paulo, disse que a história já comprovou que houve apoio ativo dos Estados Unidos em ações de repressão no Brasil. ?Foram operações pagas com o dinheiro do povo norte-americano. Nós não aceitamos isso. Moralmente, achamos que precisamos nos unir com nossos companheiros do Brasil para dizer que precisamos lembrar esta experiência para pedir justiça?, afirmou.

Jana acrescentou que o AFL-CIO desenvolve projetos em parceria com a CUT em outras áreas, como o meio ambiente. A sindicalista também concorda que o relatório da CNV foi um avanço, mas, para ela, é preciso buscar mais. ?Não pode parar aí. O relatório não pode ficar só no papel. Estamos apoiando os nossos companheiros da CUT para pressionar e mobilizar a sociedade brasileira, juntamente com os sindicatos dos Estados Unidos, para que termine em reparações efetivas?, disse.

Editor Fábio Massalli

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-01/integrantes-da-cut-fazem-ato-no-rio-para-cobrar-cumprimento-de

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1803 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções