Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
20/01/2015 | Janeiro começa com 220 novos casos de dengue

  

Em coletiva realizada na tarde de ontem, a secretária de saúde Rosa Ângela Iama­rino e a chefe da Vigilância Epidemiológica Josemary Apolinário apresentaram o balanço da primeira quin­zena do ano em relação à dengue. Ao todo, até o dia 13 foram registrados 220 novos casos, com concen­tração maior na região do Cubatão, Vila Ilze, Centro e Pé No Chão.

Conforme explicou Rosa, são várias possibilidades para esse número bastante elevado em menos de 15 dias, dentre eles o atraso de notificações, pessoas que já estavam contaminadas desde o ano passado e o tempo até que a doença se manifestasse e também os criadouros que estão sendo localizados. “Pelo que temos estudado, o importante é a retirada do criadouro, que é o que propicia a criação do mosquito. Quando elimi­namos os focos, fazemos o bloqueio dos casos e também com as recentes ações de nebulização costal e fuma­cê, notamos uma eficiência muito grande”, pontuou.

No levantamento dispo­nibilizado pelas autoridades de saúde, os dados apontam que entre dezembro do ano passado e a primeira quin­zena de janeiro, 3.994 resi­dências foram nebulizadas pelo sistema costal, 10.165 pelo carro do fumacê da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo) e 8.863 imóveis visitados pelas agentes comunitárias de saúde, sendo que em 151 deles foram encontradas larvas do Aedes aegypt. “Acho importante ressaltar que hoje estamos com 116 pessoas na rua e na próxima semana outras 20 da Secre­taria de Serviços Públicos serão mobilizados para nos auxiliar. Iniciamos com as ações em outubro, sempre pautadas no protocolo do Ministério da Saúde e mo­nitoradas pela Sucen, que é nossa grande parceira” frisou a secretária.

Questionada sobre a possibilidade do número real de casos registrados na cidade ser maior do que tem sido divulgado, Rosa disse que pode haver diferença devido à demora para que as notificações cheguem à Vigilância Epidemiológica. “A no­tificação compulsória é obrigatória para qualquer profissional de saúde que atenda um paciente com o diagnostico de dengue. Mas, infelizmente, há uma demora até que essas in­formações cheguem ao conhecimento da VE”, afirmou.

Ela também aprovei­tou para explicar que a solicitação de exames, inclusive o teste rápido, depende exclusivamente do médico que realiza o atendimento e, em caso de diagnóstico positivo, a notificação deve ser feita pelo profissional, bem como a carteirinha, seja nos estabelecimentos públicos ou particulares. Desta forma, ela refutou qualquer boato de que ca­sos positivos diagnostica­dos na rede particular não estão sendo registrados.

Mutirão de Limpeza muda estratégia e atenderá os bairros durante a semana.

Teve início sábado o mutirão de limpeza em quatro bairros localiza­do na zona Leste da cidade para retirar bens inservíveis e entulhos que possam ser criadouros em potencial do mosquito transmissor da dengue. Os trabalhos começaram às 8h e privilegiaram todo o Cubatão, Jardim Tropical, Jardim São Fran­cisco, Parque São Francisco e Jardim Raquel.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, foram escalados para a ta­refa cerca de 150 servidores de várias secretarias, além de caminhões e retroesca­vadeiras. Agentes de saúde acompanharam os trabalhos para orientar os moradores.

Nesta terça-feira (20) e na quarta-feira (20) o Bairro do Nosso Teto, Jd. Itamaracá, Vila Ilze, Vila Izaura, Jd. Bonfim, Jd. Magali e Jd Ivete recebem o mutirão de limpeza com os caminhões e maquinas da secretaria de serviços públicos e as equipes de nebulização costal. Os moradores estão sendo orientados a colocar nas calçadas todo entulho que venha se transformar em criadouros do mosquito da dengue.

 

PPA’s abrirão aos sábados

Para mobilizar toda a equipe de saúde do muni­cípio no combate à dengue e oferecer uma opção de atendimento aos pacientes que necessitarem de atendi­mento médico aos sábados, as Unidades Básicas de Saúde abrirão, excepcionalmente, nos próximos sábados (24 e 31) das 7 às 17h. De acordo com Rosa Iama­rino, essa é uma alternativa para evitar a superlotação  no Hospital Municipal.

 

Suspensão de eventos

A secretária de saúde e a chefe da Vigilância Epi­demiológica negaram que há planos de suspender eventos de grande aglome­ração de pessoas, como o Carnaval, devido à epidemia. “Ao contrário, usaremos o Carnaval como divulgação, com barraca e panfletagem. Além disso, o mosquito não pica à noite e sim durante o dia”, afirmaram.

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1344 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções