Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2020
Notícia
12/05/2012 | José Carlos Barbieni: Pecado 6- a Ira e a Paciência

 Olá a todos, estamos quase no fim dos Sete Pecados capitais, hoje é sobre a IRA, e a virtude das mais importantes, a PACIÊNCIA.

Quem já viveu uma situação de estar com muita raiva, com os “nervos a flor da pele”, deve saber que passado o problema, vemos o quanto agimos mal e sem pensar nessas situações, que poderiam muito bem ter um final diferente, mas infelizmente só percebemos isso depois de tudo feito.
 
A Ira deve ser evitada não apenas por ser um Pecado Capital, mas por representar boa parte das atitudes impensadas que tomamos diante de algumas situações que até poderiam ser resolvidas, mas que normalmente terminam mal, seja nas discussões do lar, no trânsito, no trabalho e por ai vai. A ira em situações momentâneas nos leva a cometer injustiças, a agir com total falta de bom senso; Quando nos deixamos dominar pelo sentimento de raiva, ficamos “Cegos”, incapazes de sequer ouvir outra versão que não seja a nossa, nos esquecemos que paras as palavras erradas proferidas não tem remendo que conserte, só nos restará o arrependimento em boa parte das vezes.
 
Uma coisa é ficar com raiva de um pneu furado, do computador que travou e até de uma “Fechada” no trânsito, para essas e outras coisas ficar com raiva nada resolve, ou seja, chutar o carro ou o computador não conserta nada, só acrescenta mais ao problema e uma fechada SEM CONSEQUÊNCIAS, vai continuar SEM CONSEQUÊNCIAS a menos que você queira “Tirar satisfações”, mas quando a raiva se transforma em ódio, desejo de vingança, faz muito mais estragos em nossa vida que vão desde a perda do convívio de pessoas que nos querem bem, afinal ninguém suporta conviver com alguém mal humorado todo tempo, até problemas de saúde, é fato comprovado, pessoas que vivem irritadas, que alimentam sentimentos negativos tem muito mais chances de sofrer um infarto por exemplo.
 
Resolver os problemas com PACIÊNCIA pode ser considerado o primeiro passo para efetivamente resolvê-los, ao invés de aumentar ainda mais as dificuldades, pena que nem sempre conseguimos controlar nosso ímpeto diante de alguma situação desfavorável, porém não podemos confundir PACIÊNCIA com PASSIVIDADE, ter paciência é frear nossas atitudes para tomarmos a melhor decisão, sempre de forma racional e equilibrada.
 
Outro ponto de reflexão sobre a paciência, diz respeito a profissões nas quais ter calma e serenidade pode fazer toda diferença entre ajudar ou fazer uma grande besteira, como nas profissões que lidam com crianças ou idosos, na área da saúde e segurança.
Obrigado por ter PACIÊNCIA e ler todo o texto!
Saúde, Paz e prosperidade a todos.
José Carlos Barbieni                        jkarlosbarbieni@gmail.com
Fonte: José Carlos Barbieni

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

848 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções